sexta-feira, 16 de agosto de 2013

ETAPA ERECHIM DO III SEPE DEFINIDA

Jéssica Amroginski  (Engenharia Ambiental/ Erechim)

Os professores e acadêmicos da UFFS desenvolvem muitos projetos de iniciação nas áreas da pesquisa, da extensão e do ensino. Para poder expor para toda a comunidade acadêmica os trabalhos que são realizados na Universidade, foi criado o Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE).



Neste ano, o evento - que está na sua terceira edição - será realizado nos dias 10 e 11 de outubro, no Campus Erechim. Durante as apresentações serão escolhidos os trabalhos que se destacarem dentro de cada área para serem apresentados na fase geral do SEPE, que acontecerá no Campus de Chapecó nos dias 11 e 12 de novembro.


As inscrições dos trabalhos para a primeira fase do evento podem ser feitas até o dia 24 de agosto. Para isso os autores devem enviar os resumos para o email cap.er@uffs.edu.br. Para maiores informações a respeito das normas de publicação dos resumos basta acessar o link do evento (AQUI).
MOSTRA TATI NO CAMPUS ERECHIM

Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental/ Erechim)

Cine Vagamundo é uma atividade que faz parte do projeto cultural In loco: Música, Cinema e Espaço Público e já suas atividades são acompanhadas em nosso blog. Nesse mês de agosto será realizada uma ação do projeto juntamente com o SESC ( Serviço Social do Comércio). O SESC é a entidade promotora da mostra Tati por Inteiro e a Universidade Federal da Fronteira Sul, em parceria realizada pela produção cultural do campus, cedeu o espaço para que o evento pudesse ser realizado. 



Francês, Jacques Tati é considerado um dos maiores comediantes da história do cinema, porém não é muito conhecido pelo público brasileiro. Suas obras estão sendo apresentadas em uma amostra que acontece em todo o país. Na UFFS, os filmes serão apresentados nas sextas-feiras (às 17h15min) e aos sábados (às 14h30min) na sala 4. 

A próxima exibição será nesta sexta-feira (16/08) e tem como título Parada (Parade, 1974). Nessa obra, Tati apresenta uma sequência de números de suas apresentações circenses, dando vida às novas mímicas de Impressions Sportives, que ele realizava no music hall

Até o final do mês serão realizadas mais 5 exibições. Seguem abaixo as datas:

17/08 - Tempo de Diversão

23/08 - Meu Tio

24/08 - Carrossel da Esperança

30/08 - Exibição dos curtas-metragens: Cuida da tua esquerda!Tati: Seguindo os passos do Sr. HulotA escola dos carteirosCurso Noturno.

31/08 - Exibição dos curtas-metragens: Cuida da tua esquerda!Tati: Seguindo os passos do Sr. HulotA escola dos carteirosCurso Noturno.

O evento é aberto tanto para a comunidade acadêmica quanto para a comunidade externa.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Trabalhando a Questão Agrária para além do campo

Por Yan Cleiton Bergozza (Agronomia/Erechim)

Diversas instituições do Rio Grande do Sul (elencadas ao final deste texto) estão atuando em conjunto para a promoção de dois Seminários sobre a questão agrária no RS: I Seminário Regional de Educação do Campo: Projetos Político Pedagógico de Escolas do Campo no RS; e I Seminário Regional de História Oral: A memória da luta pela Reforma Agrária na Fronteira Sul do Brasil.
 
 


Como consta no blog do evento (clique aqui), o objetivo é “possibilitar espaço de problematização das especificidades e recorrências que caracterizam as dimensões socioeconômicas, políticas e culturais dos espaços rurais”. Ou seja, o evento busca ser um espaço de debate e reflexão para avaliar os motivos que influenciaram e ainda influenciam as características do meio rural do RS, destacando a divisão fundiária como um dos principais fatores. Os dois seminários, na essência, se complementam por tratarem da história da luta pela terra e da educação do campo, que são questões vistas de forma indissociável.

O evento será entre os dias 2 e 4 de Outubro, tendo como espaço físico a UFFS e a URI Erechim. A metodologia foi programada com cinco momentos: Conferências, painéis, apresentação de trabalhos, projeto cultural e o momento de avaliação. Foram delimitados oito grupos de trabalhos divididos em áreas específicas.

Para se inscrever na modalidade “ouvinte”, a inscrição encerra em 15/09. Para quem deseja apresentar trabalhos, deve se inscrever até 15/08.
 
Para maiores detalhes, acesse: http://seminarioeducacaocampoerechim.blogspot.com.br/

__________________

Entidades Promotoras: Comitê de Bacias Hidrográficas; Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural- EMATER/RS; Federação dos Trabalhadores da Agricultura - FETRAF Sul; Fundação Nacional do Índio – FUNAI; Instituto Federal de Educação, Ciência E Tecnologia do Rio Grande Do Sul – IFRS; Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul 15 CRE – Erechim; Secretaria Municipal de Educação de Erechim; Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS; Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI; Via Campesina.