quarta-feira, 31 de julho de 2013

Turma de Agronomia em aula “alternativa”

Acadêmicos do curso de Agronomia participam de curso de Permacultura, Práticas de Agricultura Orgânica e Biodinâmica


 Por Yan Cleiton Bergozza (Agronomia/Erechim) 
 
A rotina acadêmica da disciplina de Agroecologia I estava baseada, praticamente, em estudos de materiais acadêmico-científicos e nas discussões resultantes dos artigos. Porém, na última sexta feira (26-07), para transcender a metodologia de ensino em sala de aula, os alunos passaram o dia na Casa do França - oficina de permacultura em Erechim -, em um curso focado em técnicas de agricultura orgânica, agricultura biodinâmica e bioconstruções (permacultura).

Na parte da manhã, os acadêmicos conheceram o sítio e foram apresentados ao embasamento teórico necessário para posteriormente iniciarem as práticas. De início, Diego França (ministrante do curso) falou sobre hortas Mandalas, que tem formato circular, sobre algumas técnicas para a confecção desta e sobre o preparo do composto orgânico a ser utilizado. Ainda pela manhã, os alunos aprenderam a fazer amarração de bambus para a construção de estruturas. E, após o almoço, os estudantes construíram a estrutura geodésica de frequência I (foto 1), utilizada para cobrir hortas ou espirais de ervas.

Foto 1 - Estrutura geodésica de frequência

Em sequência às atividades, iniciou-se a apresentação sobre agricultura biodinâmica – fundamentada teoricamente, e principalmente, por Rudolf Steiner no início do século XX. Após conhecer algumas particularidades desta corrente da agricultura, os estudantes realizaram a prática de produção de um composto biodinâmico (fotos 2 e 3). Para finalizar o curso, foi realizada a prática de bioconstrução, ou seja, os estudantes em conjunto com o ministrante prepararam um material orgânico com terra, água, areia e palha para compor uma parede de Pau a pique (foto 4).

Foto 2 - Composto biodinâmico
Foto 3 - Composto biodinâmico
Foto 4 - Prática de bioconstrução

Para o biólogo, permacultor e agricultor biodinâmico Diego França, “As práticas de campo são fundamentais para o bom aprendizado dos acadêmicos; tendo em vista que a maior parte das técnicas utilizadas no sítio foi resgatada de antigas tradições, as quais são consideradas ultrapassadas nos dias de hoje, devido à velocidade do progresso. O futuro está no passado”.

Essa atividade, portanto, contribuiu para o aprendizado dos estudantes da disciplina de Agroecologia I, mostrando a importância de aliar os conhecimentos tradicionais e populares com a ciência. Além disso, afirma a importância da inserção de componente prático em algumas disciplinas.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Atividade complementar de formação: "I Seminário de Estudos em Processos Pedagógicos na Educação Básica"


Por Yan Cleiton Bergozza (Agronomia / Erechim)

A especialização em Processos Pedagógicos na Educação Básica - oferecida pela Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim - é mais um alicerce da academia para cumprir sua missão institucional e atender às demandas regionais de formação de professores em educação básica.

Em processo de conclusão, o curso está organizando um evento para os dias 18 e 19 de Julho, intitulado I Seminário de Estudos em Processos Pedagógicos na Educação Básica, que será promovido no auditório da UFFS Erechim. As inscrições, gratuitas e limitadas (150), podem ser realizadas até 15 de julho, através do e-mail: seminarioprocessospedagogicos@gmail.com.

I Seminário de Estudos em Processos Pedagógicos na Educação Básica. Fonte: UFFS


De acordo com o Informativo no site da UFFS (Clique aqui), para o “o coordenador do curso, professor Roberto Rafael Dias da Silva, o objetivo [do evento] é socializar as pesquisas produzidas pelos estudantes com a comunidade acadêmica e externa”.

A programação do I Seminário de Estudos em Processos Pedagógicos na Educação Básica está dividida em Mesas Temáticas e Palestras, sendo ministradas por docentes da Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal da Fronteira Sul e Universidade de Caxias do Sul.

Confira os detalhes da programação, clicando na figura abaixo:

Programação do evento.


quarta-feira, 3 de julho de 2013

Experiência internacional: Ciência Sem Fronteiras

Yan Cleiton Bergozza (Agronomia/Erechim)

A partir de Julho, estudantes da UFFS que estão inscritos e aprovados no Programa Ciência Sem Fronteiras estarão viajando rumo a outros países para iniciarem efetivamente o intercâmbio com outras instituições. De acordo com o site (Clique aqui), o “Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional”.

Logo do Programa Ciência Sem Fronteiras.


Através do link (clique aqui) é possível ler os relatos de alguns estudantes dos cinco campi da UFFS sobre as prováveis experiências internacionais que cada um terá, e suas expectativas.

Da UFFS-Erechim, Leonardo Chechi, estudante do curso de Agronomia, foi um dos selecionados pelo Programa e estará exercendo as atividades da bolsa na Universidade Estadual de Illinóis nos Estados Unidos da América. Em entrevista ao Comunica, ele comentou sobre sua expectativa e também sobre os momentos de indecisão. Segundo ele, ainda não é possível mensurar o impacto desse intercâmbio na sua formação profissional, mas ele já reconhece como positivos o fato de obter mais conhecimento, aprender outra língua, conhecer e conviver com pessoas de culturas diferentes, entre outros.

Sem sombra de dúvidas, experiências como essa são de extrema importância. Os alunos que quiserem participar desse Programa devem ficar atentos aos prazos de inscrição e as normas do Programa. Todo semestre, novas vagas são oportunizadas para comunidade estudantil da UFFS.