quarta-feira, 29 de maio de 2013

Luta contra à homofobia

Jéssica Vargas (Letras/Chapecó)
O cartaz de divulgação do evento.

Aconteceu, na tarde do dia 21 de maio, o evento “Luta contra à homofobia”, na Universidade Federal da Fronteira Sul, em Chapecó. O evento foi promovido pelo Coletivo de docentes, estudantes e técnicos na luta contra a violência. Esta iniciativa da UFFS contou, também, com a presença de alunos das escolas públicas que participam do PIBID, projeto da Universidade de iniciação à docência. Houve a exibição do filme ''Minha vida em Cor de Rosa'', seguida de debate sobre o filme e o preconceito contra os homossexuais.
O acadêmico Daniel Santos, da 6° fase de Geografia, esteve presente no evento, e afirma que esta iniciativa da UFFS é muito importante, pois há necessidade de criar estes espaços de diálogo e discussão sobe os direitos desta comunidade: ''É um pontapé inicial, a gente espera que esse projeto aumente, e possa chegar em outros espaços na comunidade externa'', afrma Daniel Santos.
O filme ''Minha Vida em Cor de Rosa'' conta a história de uma criança que pensa ser uma menina presa em um corpo de menino. Segundo o estudante de Geografia, a escolha do filme foi coerente, pois consegue discutir muitos pontos importantes, como a questão da aceitação e de como a sociedade lida com isso. ''O filme é de 1997, mas a gente começa a perceber que esta é uma realidade presente, uma realidade cotidiana'', relembra o acadêmico.
O debate abordou teorias do ponto de vista histórico, cientifico, do senso comum e a necessidade de conscientização da homofobia. Para Daniel Santos, a conscientização da homofobia, deve começar pela educação: ''Todos os problemas sociais que nós temos, de alguma forma remete à educação. As escolas não sabem ainda incluir o homossexual... Quando a professora se depara com aquela criança, não sabe como incluir, como lidar com aquilo''.
Questões sobre como incluir o homossexual, evitar constrangimentos, agressões e bullyng contra os que não seguem o padrão social estabelecido, ainda estão ausentes do sistema educacional e da formação de professores. No plano político, o Ministério da Educação elaborou um projeto para distribuir material sobre os preconceitos contra opções sexuais, mas o projeto foi abortado, porque houve muita polêmica e recusa do público escolar. 
Daniel Santos sintetiza assim as discussões do encontro: ''Esta comunidade não está nem lutando por direitos, direito é uma coisa que vai demorar pra ser alcançada, esta parcela social está lutando por respeito, respeito ao próximo nas suas diferenças''.
Chega de fome Universitária!

Jéssica Vargas (Letras/Chapecó)

Muitos estudantes têm pouco tempo para almoçar ou fazer um lanche, em consequência de trabalhar todo o dia e ainda estudar pela noite. Pensando nisso, selecionei algumas receitas práticas para fazer no almoço, um doce para os dias de prova e uma bebida pós prova!

Para fazer no almoço:

Macarrão alho e óleo


















Ingredientes:
-250 grs. de espaguete;
-3 colheres de sopa de azeite;
-5 dentes de alho amassados;
-Sal a gosto.

Modo de preparo:
1 - Cozinhe o macarrão. 10 minutos em água fervente, com um fio de óleo, uma pitada de sal e uma gota de vinagre.
2- Em outra panela refogue o alho, com o azeite e o sal, mexa bem para não queimar.
3- Coloque a mistura sobre o macarrão. Misture bem e sirva a seguir.



Refogado de ervilha, ovos e queijo














Ingredientes:
- 1 colher de sopa de óleo;
- 50 g de bacon, cortado em cubos;
- 1 cebola picada;
- 2 tomates picados, sem pele e sem sementes;
- 300 g de ervilhas frescas;
- Sal e pimenta a gosto;
- 2 colheres de sopa de salsa picada;
- 4 ovos;
-100 g de mozzarella ralada.

Modo de preparo:
Em uma frigideira grande, aqueça o óleo e frite o bacon. Junte a cebola, o tomate e refogue até a cebola murchar e o tomate começar a desmanchar. Junte as ervilhas, tempere com o sal e a pimenta. Por cima, quebre os ovos e cubra com a mozzarella ralada. Tampe a frigideira e, no fogo brando, deixe cozinhar até os ovos ficarem no ponto desejado. Polvilhe a salsa e sirva.


Para os estressantes dias de prova:
Beijinho











Ingredientes:
- 2 latas de leite condensado;
- 2 colheres de sopa de manteiga;
- 300 g de coco fresco, ralado fino;
-Açúcar cristal;
-Cravos-da-índia.

Modo de preparo:
1-Numa panela, misture 2 latas de leite condensado, 2 colheres de sopa de manteiga e 300 g de coco fresco ralado fino, leve ao fogo, deixe apurar por mais ou menos 15 minutos.
2. Retire do fogo e deixe esfriar.
3. Faça bolinhas, passe pelo açúcar cristal ou coco ralado e finalize com cravos-da-índia.


O mais importante, para o pós prova:
Quentão

















Ingredientes:
1 1/2 xícaras de açúcar;
1 1/2 xícaras de água;
1/4 de xícara de gengibre em fatias finas;
1 limão em rodelas (opcional);
3 cravos da índia;
2 pedaços pequenos de canela em pau;

Modo de preparo:
1-Caramelizar o açúcar.
2-Juntar os outros ingredientes, mexer até dissolver o açúcar.
3- Ferver em fogo baixo por 3 minutos.
4-Coar em uma peneira, espere um pouco e sirva.

Bom apetite!

Fontes:
http://cybercook.terra.com.br/macarrao-alho-e-oleo-r-5-3886.html
http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/receitas/receita-de-refogado-pratico-ervilha-ovos-queijo-612323.shtml?origem=anamaria-receitas
http://br.recepedia.com/pais/receita/beijinho-de-panela
http://www.mixologynews.com.br/2012/975/
Agroecologia em foco: VI Seminário Estadual de Agroecologia – Pinhalzinho/SC

Yan Cleiton Bergozza (Agronomia/Erechim)

Aproximadamente 80 estudantes de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim, participaram do 6º Seminário Estadual de Agroecologia (SEA), realizado no parque da EFACIP, em Pinhalzinho/SC, nos dias 23 e 24 de maio de 2013. O público participante era principalmente formado de agricultores, estudantes, técnicos e professores. Segundo a coordenação do evento, 2500 pessoas passaram pelo local nos dois dias, sendo que no primeiro dia as inscrições ultrapassaram o número de 1700, superando as expectativas.

Imagem: abertura do evento/ Fonte: arquivo pessoal

A programação contou com palestras, mesas-redondas e oficinas. Após a abertura oficial do VI SEA, o diretor técnico, Gervásio Paulus (Emater – RS), ministrou uma palestra intitulada de Agroecologia e os Desafios para Assistência Técnica e Extensão Rural, expondo os eixos principais da discussão e questionando a formação e a capacidade dos profissionais que estão trabalhando com assistência técnica aos produtores rurais, bem como o papel da ciência na agroecologia.

Houve duas mesas-redondas. A primeira, Agroecologia e Soberania Alimentar: Ameaças dos Transgênicos e Agrotóxicos, foi coordenada pelo professor Antônio Inácio Andrioli (Universidade Federal da Fronteira Sul) e contou com Leonardo Melgarejo (Representante do MDA na Comissão Nacional Técnica de Biossegurança), com o Professor Rubens Nodari (Universidade Federal de Santa Catarina), e com Eduardo Amaral Borges (Conselho Nacional de Segurança Alimentar – Consea); a segunda, Desafios da Certificação Orgânica e Agroecológica, teve como coordenador Natal João Magnanti do Centro Vianei e como participantes Eduardo Amaral do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Laercio Meireles da Rede Ecovida de Agroecologia/Centro Ecológico – RS.

O segundo dia de seminário ofereceu aos participantes a oportunidade de conhecer algumas práticas e conhecimentos que fazem parte do enfoque agroecológico, através de oficinas sobre: Plantas Medicinais; Agroecologia e Juventude; Sementes crioulas; Manejo de Água e Solo; Certificação Participativa; Reaproveitamento de alimentos; Agroecologia e Comercialização; Horticultura/ fruticultura; Produção de leite a base de pasto; Bioconstrução.

Além da feira, das discussões, das palestras e das oficinas que aconteceram no VI Seminário Estadual de Agroecologia, o público contou com apresentações musicais de Pedro Pinheiro durante os dois dias. Na quinta à noite, os cantores Pedro Munhoz e Cícero do Crato fizeram uma bela apresentação musical/poética. Para finalizar a noite cultural, apresentou-se o grupo Chama Nativa.

Para os estudantes de um curso com enfoque na Agroecologia – e não somente deste curso específico -, é de extrema importância ultrapassar os limites existentes na academia, para buscar uma complementação na formação profissional, tendo em vista a importância do contato com a realidade social em que estamos inseridos - para além da universidade.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Dia de pedalar e fotografar


Cleide Trapp (Letras - Chapecó)

Na tarde do dia 1º de maio, foi realizado em Chapecó o Dia do Pedal. Os participantes se concentraram na Praça Cel. Ernesto Bertaso e percorreram as principais ruas. A iniciativa foi do SESC (Serviço Social do Comércio), para estimular nas pessoas para a prática de atividades físicas e inserir no cotidiano da cidade esse meio de transporte, saudável e ambientalmente correto, a bicicleta.

Juntamente com o passeio ciclístico foi realizada uma maratona fotográfica, na qual poderiam participar todos os que tivessem interesse em registrar o Dia do Pedal. Essas fotos passaram por uma seleção e estão expostas em espaços da UFFS, campus de Chapecó, desde a última semana.

Não deixem de conferir, pois esse é mais um incentivo para usarmos o nosso espaço acadêmico com criatividade, apoiando projetos que contribuem com a nossa formação de estudantes e cidadãos. Pois estamos inseridos em um ambiente que reforça e necessita de todas as manifestações artísticas e culturais.

Os participantes do Dia do Pedal passam pela Unidade Bom Pastor, da UFFS - Chapecó.

Campus Erechim na  12 ª Semana Municipal do Meio Ambiente

Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental - Erechim)

A Secretaria de Meio Ambiente de Erechim promoverá, entre os dias 02 e 07 de junho a 12ª Semana Municipal do Meio Ambiente, cujo tema será “Erechim, todos pelo meio ambiente”. Mais uma vez, a UFFS está colaborando na organização do evento e também na realização das oficinas e palestras. 



A abertura do evento acontecerá às 14h30min, na Praça Jayme Lago, com uma apresentação artística. Na segunda-feira, dia 03, iniciam-se as atividades do X Fórum Regional do Meio Ambiente, com uma palestra do Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental, professor Roberto Valmir da Silva. O Fórum encerra as atividades na quarta-feira, 04 de junho. 

Nos demais dias da semana serão realizadas muitas atividades na UFFS. As inscrições estão abertas até o dia 29 de maio e podem ser realizadas através do site da Universidade (www.uffs.edu.br). Segue abaixo a lista completa de palestras que acontecerão na UFFS: 

sexta-feira, 17 de maio de 2013


Reconhecimento do curso de Licenciatura em História da UFFS – Campus de Chapecó
               
Por Camila Marmentini (História, Chapecó)

Unidade Bom Pastor/Campus Chapecó da UFFS, onde funciona o curso de História.
Entre os dias 19 e 22 deste mês, o curso de História da Universidade Federal da Fronteira Sul receberá a visita dos avaliadores do INEP como parte do seu processo de reconhecimento, conforme as diretrizes e procedimentos que estabelece o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, SINAES, Lei 10.861/2004.

Quando se decide criar um curso, normalmente o MEC aprova tal solicitação, depois de criado o curso, estipula-se um tempo para que tudo aconteça conforme o previsto nas diretrizes. Quando os avaliadores aqui se encontrarem trabalharam em duas linhas: a parte documental (atas de reuniões, estatuto do curso, projeto pedagógico em fim registros em geral) e na verificação do que realmente está sendo aplicado no funcionamento efetivo do curso. Além disso, também avaliarão a estrutura física da UFFS, as salas, biblioteca, acervo, laboratórios. A comissão de avaliação se reunirá em momentos distintos com dirigentes, professores e estudantes.

Para garantir as condições necessárias para realização dos trabalhos, a comissão avaliadora solicitou sala privativa, telefone com linha externa, computador para cada avaliador com software básico de editoração instalado, acesso a internet e navegador instalado, uma impressora a laser ou a jato de tinta e toda a documentação comprobatória necessária.

Após o encerramento a comissão entregara seu parecer no mesmo dia, o que agiliza o processo de divulgação da nota recebida lembrando que nota 3,0 deixaria a desejar e implicaria em uma lista enorme de ajustes a serem feitos, uma nota 5,0 seria magnífica, mas uma nota acima de 4,0 já nos deixaria muito felizes, e com bem menos correções a serem feitas no curso. 

Outros cursos de Licenciatura também serão avaliados naquela semana, e provavelmente na quarta-feira já teremos o resultado referente ao curso de História. Então, acompanhem o COMUNICA na semana que vem, teremos noticias frescas sobre o reconhecimento dos cursos.