terça-feira, 30 de abril de 2013


Rumo a Buenos Aires!
por Jéssica Vargas, (Letras - Chapecó)

O grupo da viagem de 2012, estudantes Letras de Chapecó e Realeza.
Os estudantes de Letras da UFFS, campus de Chapecó, realizarão outra edição da viagem de estudos para Buenos Aires, esta será a terceira e acontece entre os dias 4 e 12 maio. O grupo de 25 estudantes será acompanhado por quatro professores.

Neste ano, como nos anteriores, o objetivo principal da viagem é a participação na Feria Del Libro de Buenos Aires, que realiza a sua 39ª edição. Também está programada a participação no II CIPLOM (Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do Mercosul), visitas ao Museo del Libro y de La Lengua e à Biblioteca Nacional de Argentina.

A viagem tem como objetivos: conhecer a cultura argentina, ter a oportunidade de adquirir materiais em espanhol, praticar língua espanhola, além de proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer outro país e enriquecer ainda mais os seus conhecimentos.

sexta-feira, 26 de abril de 2013


Viagem às Reduções Jesuíticas


Por Camila Marmentini (História, Chapecó)


No sábado, dia 16 de março, os estudantes do curso de História e Ciências Sociais do Campus Chapecó realizaram uma visita às Reduções Jesuíticas no Rio Grande do Sul.

A saída foi da Unidade Bom Pastor, os estudantes seguiram até a cidade de Caibaté onde visitaram Santuário de Caaró, que foi erguido em honra aos jesuítas mártires, padres Roque Gonzales de Santa Cruz, Afonso Rodrigues e Juan del Castillo que foram trucidados por um grupo de nativos contrários à evangelização cristã, liderados pelo cacique Nheçu, um líder guarani que possuía autoridade máxima na região do atual município de Roque de Gonzales e comunidades vizinhas, este santuário é o centro de uma grande romaria que ocorre todos os anos no terceiro domingo de novembro.

Seguiram então para Santo Ângelo no Rio Grande do Sul cidade na qual encontra-se o Museu Municipal Dr. José Olavo Machado, localizado no centro histórico da cidade, o museu abriga vários materiais do período jesuítico-guarani, também pode-se encontrar nele uma maquete da antiga Redução de Santo Ângelo Custódio. O prédio onde o museu foi instalado foi residência do último intendente e primeiro prefeito municipal Dr. Ulisses Rodrigues. Além do museu outro atrativo da cidade é Catedral Ângelo Politana, construída em estilo neoclássico com arcos, colunetas, molduras e ornamentação, é o principal templo da Diocese de Santo Ângelo, está localizada no mesmo lugar da igreja da redução de Santo Ângelo Custódio.

Após o almoço, seguiram para São Miguel das Missões município onde situa-se o Sitio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, onde encontram-se as ruínas jesuíticas da antiga Redução de São Miguel Arcanjo, juntamente com o sítio arqueológico está o Museu das Missões que abriga estátuas de imagens sacras feitas pelos índios Guaranis.

Uma estudante do curso de História, participante da viagem, relatou que a experiência foi ótima. Ela diz: “Somente vendo as ruínas em São Miguel percebe-se a dimensão do investimento feito ali, tudo isso em nome da religião, de impor uma cultura, de dominar”.
O passeio termina com um show noturno de luzes e sons. Uma narrativa da história das Missões Jesuíticas, que em 48 minutos apresenta o nascimento, desenvolvimento e fim da civilização criada no extremo sul do continente americano.




Catedral Ângelo Politana, em Santo Ângelo, RS.

 Sitio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, São Miguel das Missões, RS.

Comunica Chapecó também está de volta!

As atividades do Projeto Comunica em Chapecó foram retomadas esta semana. A equipe é formada por quatro estudantes e dois professores. São eles, as bolsistas Jéssica Vargas e Camila Marmentini mais os voluntários Cleide Trapp e Ezequiel Alievi coordenados pelos professores Luciano Melo de Paula e Angela Stübe. As postagens serão retomadas e esperamos que todos aproveitem a nossa contribuição.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Pós-graduação Lato Sensu em Teorias Linguísticas Contemporâneas 

Por Yan Cleiton Bergozza (Agronomia/Erechim) 


Nesse mês de abril, dia 26, terão início as atividades letivas da pós-graduação em Teorias Linguísticas Contemporâneas na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim. O curso é uma iniciativa dos docentes da área de Letras de Erechim e contará com a participação de professores de outros campi da UFFS e do IFRS. 



Este programa de pós-graduação surge a partir da necessidade de rever as teorias da linguagem, bem como suas atualizações. O objetivo do curso, conforme consta no Edital nº319 UFFS/2012 (disponível para download aqui), é “possibilitar um espaço de reflexão acadêmica e de qualificação e formação de profissionais em Teorias Linguísticas Contemporâneas”, tendo em vista, também, as melhorias na qualidade de ensino das escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio em que os participantes atuam. 

É importante ressaltar a participação dos professores dos campi da UFFS e de outras Instituições de Ensino, que ministrarão as aulas teóricas do curso e farão as orientações, entendendo a importância da “diversidade” de formação dos professores para um ensino mais completo da linguística atual. 

Segundo o coordenador do curso, professor Atilio Butturi Junior, a área de Linguística tem gerado interesse: "Desde a seleção, percebemos que havia um interesse pelos estudos do campo da linguagem na região da UFFS. No caso específico de nossa Pós, a ideia é não apenas a de formação dos docentes para o ensino, mas também a de uma formação para a pesquisa em Linguística, sobretudo porque temos um Mestrado na área já funcionando no campus Chapecó" - afirma ele. 

O curso em Teorias Linguísticas Contemporâneas se baseia na pesquisa, entendendo a importância desta para relacionar os estudos teóricos com a prática existente. Para maiores informações, basta acessar o blog - <http://linguisticascontemporaneas.blogspot.com.br> - , onde consta o cronograma de aulas, resultado da prova de seleção, objetivos específicos e a concepção do programa.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Alunos da UFFS realizam viagens de estudos


Por Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental – Erechim)

Os acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental/2010 realizaram uma viagem de estudos da disciplina de Conservação da Natureza, que é ministrada pelo Professor Paulo Hartmann, no dia 22 de março de 2013.

O roteiro da viagem incluiu o Parque Estadual do Espinilho, uma unidade de conservação localizada no município de Barra do Quaraí/ RS, e a Usina Eólica Cerro Chato em Santana do Livramento/ RS


Acadêmicos de Engenharia Ambiental

Para o acadêmico Wagner Artifon "a viagem proporcionou aos estudantes uma visão ampla sobre os aspectos da energia eólica, sendo apresentado o funcionamento dos aerogeradores e as vantagens desta energia limpa [...] Quanto ao Parque Estadual do Espinilho foi possível ter uma noção da gestão e manejo de um parque de conservação, bem como a visualização de uma vegetação peculiar àquela região"

Outra viagem foi realizada no mesmo período - 16 de março de 2013 - pelos acadêmicos da turma de Agronomia/2010 da UFFS Erechim. Os alunos do Professor e coordenador do curso, Altemir Mossi, que ministra a disciplina de Agroecologia I, conheceram algumas propriedades rurais que praticam a técnica da agroecologia no município de Ipê, localizado na Serra Gaúcha. Lá puderam visualizar a organização das famílias que usam essa técnica e também relacionar os conteúdos vistos em sala de aula de forma prática.

terça-feira, 2 de abril de 2013

O Comunica voltou!

 Por Yan Cleiton Bergozza (Agronomia - Erechim)

O projeto Comunica Erechim foi selecionado, novamente, para entrar em ação. Portanto, neste fim de março e de “semestre”, os orientadores Atilio Butturi Junior e Ani Carla Marchesan e os bolsistas Jéssica Amroginski e Yan Cleiton Bergozza estão retomando as atividades e, principalmente, publicando textos informativos sobre o cotidiano da UFFS.

O artigo produzido pelo Comunica, no ano de 2012, foi publicado na revista Extensio v. 9, n. 14, jan/dez, da UFSC. Para ter acesso ao artigo, basta entrar no site http://www.extensio.ufsc.br/ e abrir a revista eletrônica que está disponível na página principal.