quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

As atividades do Comunica Erechim em 2012

Por Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental – Erechim)

As atividades do Projeto Comunica Erechim, neste ano de 2012, tiveram início em março e encerram no mês de dezembro. Os alunos envolvidos no projeto, além de desenvolverem os textos para serem postados no blog, participaram de alguns eventos nacionais e regionais: SEURS – Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, que teve sua 30ª edição realizada na cidade de Rio Grande – RS e II SEPE – Seminário de Ensino Pesquisa e Extensão, que é realizado na Universidade Federal da Fronteira Sul.

Foram publicados textos envolvendo diferentes assuntos e acontecimentos relacionados à Universidade. Segue abaixo uma relação com os títulos dos posts mais populares desse ano e que estão no blog:


Engenharia Ambiental 2011 realiza atividade de campo -
http://www.comunicaerechim.blogspot.com.br/2012/11/engenharia-ambiental-2011-realiza.html

I Seminário de Agroflorestas do RS e II Seminário de Frutas Nativas do Rio Grande do Sul -
http://www.comunicaerechim.blogspot.com.br/2012/11/i-seminario-de-agroflorestas-do-rs-e-ii.html

Projeto desenvolvido na UFFS já atinge a comunidade erechinense -
http://www.comunicaerechim.blogspot.com.br/2011/09/projeto-desenvolvido-na-uffs-ja-atinge.html

Exposição de materiais didáticos do curso de Pedagogia -
http://www.comunicaerechim.blogspot.com.br/2012/06/exposicao-de-materiais-didaticos-do.html

II Colóquio de Filosofia -
http://www.comunicaerechim.blogspot.com.br/2012/11/ii-coloquio-de-filosofia.html


Para conferir esses e os demais textos produzidos pelos acadêmicos, continue acessando o Comunica, que encerra as atividades em dezembro mas as retoma no início de 2013.


quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

III Encontro Regional da Agroecologia da região Sul será realizado em Erechim

Por Yan Cleiton Bergozza (Agronomia/Erechim)

No 55º CONEA (Congresso Nacional dos Estudantes de Agronomia do Brasil) - realizado em agosto/2012, em Cruz das Almas/BA -, foi deliberado aos estudantes de Agronomia da UFFS/Erechim, que fazem parte da FEAB (Federação Nacional dos Estudantes de Agronomia do Brasil), a organização do III Encontro Regional de Agroecologia da região Sul do Brasil (ERA-SUL) para o ano de 2013.

Por isso, no primeiro fim de semana do mês de dezembro (dias 1 e 2), o CETRE (Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim) foi espaço físico para o acontecimento do Seminário Externo de Construção do III ERA-SUL.

Seminário Externo para a construção do III ERA-Sul. Foto de Yan C. Bergozza

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Novo curso de Pós-Graduação na UFFS/Erechim

Por Darline Balen (Eng. Ambiental/Erechim)

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Epistemologia e Metafísica está com as inscrições abertas na UFFS/Erechim. Serão disponibilizadas 35 vagas com início das atividades em 2013/1, na modalidade presencial. O público alvo do curso são Acadêmicos formados em cursos superiores de Filosofia e/ou outras áreas relacionadas.

As inscrições podem ser feitas na Secretária Acadêmica no período de 30 de novembro/2012 até 25 de Janeiro/2013. Também serão aceitas inscrições via Sedex para a Secretária Acadêmica.

A seleção dos candidatos será realizada em duas etapas. Na primeira, através da avaliação dos documentos enviados (análise do currículo e análise do pré-projeto de intenção de pesquisa), serão selecionados os candidatos para a segunda etapa: a entrevista. O resultado da primeira etapa sai dia 6 de fevereiro a partir das 16 horas. Já a segunda etapa será realizada nos dias 14 e 15 do mesmo mês na UFFS/Erechim. O resultado final será divulgado no site da Universidade (www.uffs.edu.br) até o dia 20 de fevereiro.

O curso terá 420h de carga horária e as aulas serão ministradas nas sextas-feiras (18h30min às 22h30min) e aos sábados (8h às 12h e 13h às 17h). Para maiores informações, tais como documentação exigida, estrutura curricular, processo seletivo e critérios avaliados, os interessados podem consultar o Edital nº 309/UFFS/2012 disponível no link <http://www.uffs.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=553&Itemid=899>.

Direitos Humanos

Por Everton Trentin Zoraski (Filosofia/Erechim)

A presença de diversas autoridades, como a da reitora da Universidade Popular das Mães da Praça de Maio (Argentina), Inéz Vázquez; da representante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Atahualpa Fidel Blanchet Coelho; do professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo, Edson Luis de Almeida Teles; do presidente da Comissão da Verdade da UFFS (instituída no evento), Antonio Marcos Myskiw; do reitor em exercício, Antônio Andreolli; bem como a da vereadora de Chapecó, Ângela Vitória; marcou o Seminário de Direitos Humanos realizado nas dependências do Centro de Eventos de Chapecó, no dia 28.

Composição da Mesa