quarta-feira, 31 de outubro de 2012

“O tempo mudou Erechim”¹: Relato do 3º encontro do projeto “Café com Memória”

Por Everton Trentin Zoraski (Filosofia/Erechim)

Na quarta-feira, 24 de outubro, no Arquivo Histórico Municipal, ocorreu o terceiro encontro promovido pelo projeto de extensão “Café com Memória”. O projeto, coordenado por Daniella Reche, objetiva “reconstruir parte da história local [de Erechim] através do estímulo e registro das narrativas de membros da comunidade que testemunharam o desenvolvimento e as transformações da arquitetura e dos espaços urbano e social da cidade de Erechim ao longo de sua história”²

Folder do evento

Nesse terceiro encontro, o tema “literatura e educação” foi discutido pelo médico e escritor Paulo Dias Fernandes, e pela professora Dalva Isabel Rosa Pereira, ambos residentes em Erechim.

Segunda edição dos jogos universitários da UFFS

Por Yan Cleiton Bergozza (Agronomia/Erechim)

No período de 22 a 26 de Outubro, aconteceu o II Jogos Universitários da Universidade Federal da Fronteira Sul em Cerro Largo. O evento contou com grande participação estudantil de todos os cinco campi.

Os jogos foram distribuídos em 31 modalidades, sendo 17 modalidades masculinas e 14 femininas. No geral, Erechim se classificou no primeiro ou segundo lugar em 17 modalidades. O título geral foi conquistado pelos estudantes de Erechim, que ficaram na frente do campus de Realeza por apenas 1 ponto.

Arrisco dizer que o evento - além da boa organização de infraestrutura e alimentação – ficou marcado pela rivalidade das equipes e pelo grande número de atletas machucados. No encerramento, foi feito uma menção honrosa para os atletas do basquetebol, destacando o espírito de companheirismo destes.
Além do II JUFFS ofertar lazer e esporte, também proporcionou a oportunidade de interação e diálogo entre os estudantes dos cinco campi da Universidade Federal da Fronteira Sul que participaram do evento.

Em 2013, a UFFS campus Realeza sediará o III JUFFS.

Para obter maiores informações e conferir a classificação geral do II JUFFS, acesse o link: http://www.uffs.edu.br/index.php?site=uffs&option=com_content&view=article&id=3516&catid=37
 
Abaixo, algumas fotos do evento. A cobertura completa das fotos pode ser vista no site http://www.liga10.net/fotos.htm:
 
Foto de Dioni Angelin. Disponível em: www.liga10/fotos.htm

Delegação da UFFS apresenta trabalho em Congresso Nacional


Por Andrei Vanin (Filosofia/Erechim) 

Nos dias 25 e 26 de outubro, ocorreu o 15º Encontro de Atividades Científicas da Unopar e o 6ª Congresso Nacional de Extensão Universitária. O evento ocorreu em Londrina, na Universidade do Norte do Paraná. Segundo a direção do evento, seu objetivo era “divulgar os resultados de pesquisa e extensão e realizar intercâmbios de informações entre alunos, professores e toda a comunidade científica do país”. 

A UFFS – campus Erechim – se fez presente. Foram apresentados três trabalhos de extensão, na forma de comunicação oral. Pela quinta de manhã, as acadêmicas do curso de arquitetura, Camila Laurett e Michelle Zwirtes, apresentaram o projeto Café com Memória, que é coordenado pela professora Daniela Reche. Na quinta à noite, os acadêmicos do curso de Arquitetura, Gláucia Andrade e Rafael Kalinoski, apresentaram o projeto Viver AU, que é coordenado pelo professor Murad Vaz. Por fim, na sexta de manhã, o acadêmico Yan Kaue Brasil – do curso de Arquitetura – e o acadêmico Andrei Vanin – do curso de Filosofia – apresentaram o Programa Sinestésicos: arte, cultura e comportamentos altissonantes, que é coordenado pelo professor Atílio Butturi Junior. 

Da esquerda para a direita: Yan Kaue Brasil, Rafael Kalinoski, Camila Laurett, Michele Zwirtes, Glaucia Andrade, Andrei Pedro Vanin e o técnico da UFFS Ricardo Conceição.

A participação em eventos desse porte, além de divulgar o nome da Universidade, faz com que os acadêmicos vivam outros aspectos constituintes da Universidade. Nesse sentido, a acadêmica Gláucia afirma que “além de estimular atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito universitário, a participação nesses eventos promove a troca de conhecimentos e resultados entre acadêmicos das mais diversas áreas”.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Professora Dra. Sabrina Casagrande assume a Coordenação do Curso de Letras


A professora Dra. Sabrina Casagrande e sua adjunta, professora Dra. Nívea Rohling, tomou posse como Coordenadora do Curso de Letras, com isso é dado sequência aos trabalhos e o curso ganha nova energia para essa fase na estrutura definitiva da UFFS


Por Tania Santor (Letras Português e Espanhol/ Realeza)

A UFFS Campus Realeza teve um início de semestre movimentado, além das mudanças que estão ocorrendo para o câmpus definitivo, há também a troca da coordenadores do Curso de Letras: Português e Espanhol. O professor Ms. Clóvis Alencar Butzge que ficou à frente do cargo durante dois anos e meio, agora a professora Dra. Sabrina Casagrande e sua coordenadora adjunta, professora Dra. Nívea Rohling, da sequência aos trabalhos.

A eleição ocorreu no dia 24 de setembro, 68 pessoas participaram do pleito, entre acadêmicos, professores e servidores. A votação teve resultado bastante significativo, pois, apesar de ser chapa única, as professoras Sabrina e Nívea obtiveram 95,3% dos votos, ou seja, apenas três pessoas optaram pelo voto branco, enquanto três eleitores anularam o voto.

O período de transição é sempre um tanto quanto conturbado, mas a nova coordenadora conta um colegiado bem entrosado, o que é bastante importante para que essa nova etapa de sequência aos projetos que já vinham sendo desenvolvidos. Segundo o ex-coordenador, professor Clóvis, essa transição é de extrema importância para que o curso tenha um novo fôlego, pois a Coordenação de um curso é bastante desgastante e é necessário renovação: “com a professora Sabrina o curso vai ter uma nova dinâmica, muitos desafios na nova gestão que necessitam o envolvimento de todos.

Eu fiz o que estava ao meu alcance, e continuarei contribuindo com a nova gestão”, afirmou. Os alunos mostram grande reconhecimento pelo trabalho do professor Clóvis à frente da Coordenação nesses dois anos e meio, e isso ele atribui ao esforço extra que é necessário na implantação de um curso.

Segundo a professora Sabrina, ela ainda está se inteirando da função, apesar de ser estilos diferentes de trabalho, ela pretende atender as expectativas dos alunos para que o curso possa continuar nesse ritmo de desenvolvimento: “eu vou me esforçar ao máximo para manter esse desenvolvimento que o curso vem apresentando, eu acompanhei o processo de implantação do câmpus, estive sempre presente nas discussões, acho que com essa bagagem consigo desempenhar um bom papel na Coordenação, conto também com o colegiado para que possamos continuar desempenhando um bom trabalho, sempre em conjunto, pensando no melhor para o curso”, concluiu.

Em breve, o curso contará com uma melhor estrutura, pois assim que os laboratórios de ensino estiverem prontos, todos poderão usufruir melhor das dependências da UFFS para melhorarem seu aprendizado. 

                                                                                          Tania/ Comunica                     

A nova coordenadora professora Dra. Sabrina Casagrande com
o ex-coordenador professor Ms. Clóvis Alencar Butzge

Comunica Realeza retoma as atividades após período de paralisação

Por Eduardo Alves dos Santos (Letras Português e Espanhol/ Realeza) 

Após aproximadamente três meses sem atividades, em virtude da paralisação dos professores da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, o Projeto Comunica Realeza voltou à ativa. No último dia 05 de outubro, sexta-feira, realizou-se a primeira reunião de planejamento do projeto no período pós-greve. Participaram da reunião os professores Ms. Clóvis Alencar Butzge, Dra. Sabrina Casagrande e Ms. Saulo Gomes Thimóteo, os quais, juntamente com a professora Ms. Luciana Iost Vinhas, são responsáveis por dar orientações para os alunos produtores de textos, e os acadêmicos Eduardo Alves dos Santos (6ª fase de Letras), Jéssica Pauletti (6ª fase de Ciências), Vanessa pagno (4ª fase de Ciências), Andressa Masetto (2ª fase de Letras), Tania Santor (2ª fase de Letras) e Vanessa Moss (6ª fase de Nutrição). 

Para este retorno, temos algumas novidades dentro do projeto. A partir deste mês, o Comunica será organizado por suas novas bolsistas, as acadêmicas da 2ª fase do Curso de Letras Andressa Masetto e Tania Santor, que entre outras coisas se encarregarão da manutenção dos blogs e murais do projeto. Além disso, o Projeto Comunica pretende se aproximar mais do espaço escolar, levando oficinas sobre produção textual a partir dos gêneros jornalísticos para as escolas públicas do Município de Realeza e possivelmente para algumas cidades da região. Contudo, estima-se que a participação dos alunos que anteriormente participavam da produção textual diminuirá, principalmente pela localização do campus definitivo da UFFS – Realeza. 

As matérias do Comunica Realeza continuarão a ser expostas em seus dois blogs, um com textos produzidos somente em Realeza (www.projetocomunica.blogspot.com.br) e um com textos de todos demais campi que também desenvolvem o projeto (www.comunicauffs.blogspot.com). Além desses, também poderá se ter acesso às matérias nos murais das escolas: Colégio Estadual Doze de Novembro, Colégio Real e Escola Estadual João Paulo II. O mural que habitualmente é utilizado na própria UFFS, em breve será instalado em algum ponto (ainda não definido) do campus definitivo.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

II Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS


Por Yan Cleiton Bergozza (Agronomia/Erechim)

Diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão estão sendo desenvolvidos na Universidade Federal da Fronteira Sul, por bolsistas, voluntários e professores. E após pesquisar e trabalhar em várias áreas de conhecimento é chegado o momento de compartilhar com a comunidade acadêmica e externa o aprendizado adquirido e construído.

O espaço de exposição e debate dos trabalhos é o “II Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão” (II SEPE) da UFFS. O II SEPE é dividido em uma fase local para cada campus e uma fase geral. A fase local da UFFS-Erexim acontecerá no dia 31 de outubro. Nessa etapa do evento, uma comissão escolherá alguns trabalhos para serem apresentados na fase geral, que será nos dias 13 e 14 de novembro, em Chapecó.

Fonte: http://eventos.uffs.edu.br/index.php/SEPE/IISEPE

Esse evento mostra-se de fundamental importância, para que os projetos acadêmicos de extensão, que de alguma forma, são interligados à comunidade, sejam apresentados. Assim, além de alunos e professores estarem se beneficiando com o conhecimento desenvolvido, a comunidade externa é beneficiada com os resultados dos projetos, sejam eles imediatos ou em longo prazo.

Para maiores informações, acessem: http://eventos.uffs.edu.br/index.php/SEPE/IISEPE

terça-feira, 9 de outubro de 2012

I Colóquio Pós-Estruturalismo, Discurso e Educação: A constituição do Sujeito Contemporâneo

Por Yan Cleiton Bergozza (Agronomia/Erechim)

Nos dias 19 e 20 de outubro, estará acontecendo o “I Colóquio Pós-estruturalismo, Discurso e Educação: A constituição do Sujeito Contemporâneo”, na UFFS – Erechim. Os organizadores do evento são os professores Fábio Feltrin de Souza e Rodrigo Saballa de Carvalho, da UFFS- Erechim.



O primeiro momento de conversa será através da conferência de abertura, que será realizada no auditório da UFFS. A atividade iniciará às 19h30min, no dia 19, sendo ministrada pelo Prof. Dr. Pedro de Souza, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O segundo dia (20) de programação terá quatro mesas de discussão, que ocorrerão na sala de reuniões do Seminário Nossa Senhora de Fátima. A primeira, às 8h, com duas falas sobre o tema “pós-estruturalismo e subjetivações”: uma do Prof. Dr. Fábio Feltrin (UFFS) e outra do Prof. Dr. Atílio Buturi (UFFS). Seguindo a programação, às 10h15min inicia a segunda mesa de discussão: “infância, gênero e escola”. Participam dessa mesa o Prof. Dr. Rodrigo Saballa (UFFS) e a Profª Ma. Juliana Vargas (PPGEDu/UFRGS). No período da tarde, às 14h, está previsto para ser o início da terceira mesa de discussão: “políticas de escolarização e a sociedade de controle”. Participarão da mesa os Professores Doutores Rodrigo Silva (UFFS) e Roberto Silva (UFFS). A quarta e última mesa de discussão do dia 20, com horário marcado para 16h15min, contará com os Professores Mestres Luis Felipe Zago (PPGEDu/UFRGS) e Éderson Costa dos Santos (diretor da Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo/RS) para iniciar e ministrar o debate sobre “masculinidades”.

Serão dois dias de discussões acerca de elementos sobre as influências e contribuições das práticas sociais para a formação dos sujeitos. As inscrições são gratuitas, podendo ser realizadas no horário e local do evento.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Gincana de Projetos da II Semana Acadêmica

Por Darline Balen (Engenharia Ambiental/Erechim)

Quem nunca participou de uma gincana? Uma competição saudável, que faz com que as pessoas trabalhem em equipes, de forma organizada e cumprindo tempos pré-estabelecidos. Foi esta a ideia que fez com que os cursos organizadores da II Semana Acadêmica dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Agronomia e Engenharia Ambiental e Energias Renováveis propusessem, além de todas as atividades comuns em uma semana acadêmica, uma gincana de projetos.

O objetivo da gincana foi selecionar dois projetos que visassem uma reforma na Escola de Ensino Infantil Monteiro Lobato, em Paulo Bento. O projeto deveria abranger os três cursos participantes da Semana Acadêmica, com propostas de ampliação da Escola, sustentabilidade ambiental (reutilização de resíduos, captação d’água da chuva, energia solar) e a construção de hortas agroecológicas.

A gincana ocorreu entre os dias 24 e 28 de setembro. No primeiro dia, os grupos participantes fizeram uma visita à Escola para observar a estrutura existente e conversar com a diretoria escolar sobre as atuais necessidades. Nos demais dias, a atividade ocorreu em paralelo com a Semana Acadêmica, com assessoramento dos professores.

Visita à Escola de Ensino Infantil Monteiro Lobato

Visita à Escola de Ensino Infantil Monteiro Lobato

Elaboração do projeto

Elaboração do projeto


A gincana mostrou-se muito positiva, conforme relata o acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo, Rodrigo Nekel “[...] foi uma oportunidade muito válida para a nossa formação, pois durante ela são poucas as atividades trabalhadas diretamente para pessoas reais, como clientes. O projeto, por ser em uma escola infantil, nos exigiu muito cuidado e responsabilidade para se preocupar com o bem estar e o aprendizado das crianças na escola. Mas o principal ganho para mim como participante, foi a experiência adquirida e o trabalho coletivo que tivemos entre a equipe. Estamos no aguardo para que futuramente novas oportunidades apareçam [...]”.

II Semana acadêmica dos cursos diurnos da UFFS

Por Darline Balen e Vanessa Freiberger (Engenharia Ambiental/Erechim)

A II Semana Acadêmica dos cursos de Agronomia, Arquitetura e Engenharia Ambiental, com o tema “Energias”, teve grande êxito em sua realização. Foram 347 participantes, entre estudantes da UFFS (campus Erechim, Chapecó e Laranjeiras do Sul), URI, UFSM, UPF e interessados da comunidade externa.

Folder da II Semana Acadêmica. Fonte: http://semacademicauffserechim.blogspot.com.br/p/fotos-2012.html

A organização contou com a colaboração de mais de 40 pessoas, entre professores, que vieram de diversos lugares, como da própria UFFS, UFSM, UFRGS, USP, UFRJ, UFPR, UNISINOS, EMBRAPA e EPAGRI; e estudantes da UFFS.

Palestra. Fonte: http://semacademicauffserechim.blogspot.com.br/p/fotos-2012.html

Além de palestras, mesas redondas e minicursos, a II Semana Acadêmica contou com a apresentação oral de mais de 20 trabalhos acadêmicos. Nessa atividade, houve premiação (R$100,00), menção honrosa e certificação para os três melhores, que foram julgados por uma comissão. Os premiados foram:

sábado, 6 de outubro de 2012

Avaliação dos cursos


Por Andrei Vanin (Filosofia/Erechim)

A Universidade Federal da Fronteira Sul acaba de completar três anos de criação e até o momento houve diversos avanços. Pode-se pensar que o que temos ainda é pouco para uma Universidade que se propõe pública, popular e de qualidade.



Na busca por melhorias, no campus Erechim está sendo feita uma avaliação dos cursos. A avaliação é promovida pelos coordenadores dos cursos e o colegiado, com o objetivo de identificar carências e sugestões de melhorias. O questionário é destinado aos alunos de cada curso. 

A avaliação, realizada por questionários, começa por questões relativas às disciplinas cursadas pelo aluno, perguntando sobre pontualidade, relação com professor, empenho na disciplina, busca por materiais complementares. Além disso, pergunta-se sobre o professor e a forma como desenvolve a disciplina, sobre a coordenação do curso, serviços administrativos e de apoio, biblioteca, infraestrutura - entre outras questões concernentes à Universidade. 

A avaliação também é importante no reconhecimento dos cursos pelo MEC. Portanto, os acadêmicos que ainda não participaram e não preencheram o questionário da sua turma, podem procurar a coordenação do curso, para se informar e preenchê-lo.