quinta-feira, 28 de junho de 2012

Técnicos administrativos da UFFS/Realeza aderem à greve federal

Por Vanessa Pagno (Ciências Naturais/Realeza)

Na última terça-feira, 26 de junho, técnicos administrativos do Campus Realeza se reuniram em uma assembleia geral, na qual decidiram a deflagração de greve a partir de segunda-feira, 02 de julho, acompanhando a pauta nacional da categoria representada pela Federação dos Servidores das Universidades do Brasil (FASUBRA).
De acordo com o técnico administrativo Ivandro Carlos Valdameri, na assembleia houve a participação de 43 dos 47 técnicos da Universidade, sendo que destes 41 votaram para decidir se haveria ou não a greve. Foram 25 votos favoráveis à greve, 6 contrários e 10 abstenções.

                                                                                                                    André Pimentel/UFFS
Votação que decidiu a deflagração de greve
Ivandro também explicou, em conversa com o Comunica, que a partir de segunda-feira, apesar de não haver trabalhos, os técnicos estarão na universidade para discutir questões da greve, construindo comissões internas para a mobilização de greve e que, dentre outras, “será constituída uma comissão de ética que julgará caso a caso as questões emergenciais, que necessitem de encaminhamentos pontuais, pois é possível que em casos específicos haja atendimento”. Dentre estes casos emergenciais, Ivandro destaca que um deles é, por exemplo, o pagamento de bolsas permanências e auxílios da Secretaria de Assuntos Estudantis (SAE), pois isso afeta a manutenção dos estudantes e não há a intenção de prejudicar os estudantes neste sentido.


La Broma grava radionovela


Grupo de Teatro La Broma realiza gravação de radionovela em Ampére – PR


Por Eduardo Alves dos Santos (Letras Português e Espanhol/ Realeza)

Na manhã do dia 21 deste mês, o já conhecido Grupo de Teatro La Broma, do qual faço parte, se deslocou da UFFS - Campus Realeza até a cidade de Ampére, a qual faz divisa com o município de Realeza, para realizar, na Rádio Comunitária Interativa 91,7, a gravação da radionovela que o grupo vinha organizando há aproximadamente três meses. A radionovela pode ser considerada como sendo uma parte do espetáculo encenado pelo grupo, Marcelo, Membrillo, Martillo: Marcelo, Marmelo, Martelo. Este espetáculo faz parte da programação que o grupo organizou para o primeiro semestre deste ano.


                                                                          Éder Damer/ UFFS

Renata Orlandi, Denise Felicetti e Pedro Dettoni, realizando a 
gravação de uma das cenas da radionovela


Literatura e Fotografia


Fim de semana com oficinas de literatura e fotografia na UFFS – Campus Realeza


Por Eduardo Alves dos Santos (Letras Português e Espanhol/Realeza)

e Vanessa Pagno (Ciências Naturais/Realeza)



No último sábado, 23 de junho, foram oferecidas na Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza mais duas oficinas, literatura e fotografia, as quais estão inseridas no cronograma do Festival de Inverno que acontecerá na instituição no mês de agosto deste ano. Antes desse sábado, já havia sido oferecida no campus a oficina de música. As oficinas se estenderam durante todo o sábado, sendo que pela manhã quem conduziu a oficina de literatura foi o professor Ms. Saulo Gomes Thimóteo e à tarde o professor Dr. Sérgio Roberto Massagli; quem ficou a frente da oficina de fotografia, nos dois períodos, foi o fotógrafo profissional Cleiton Piazentini.

Quem participou da oficina de fotografia, ministrada por Cleiton Piazentini, pôde ter uma noção de como antigos fotógrafos trabalhavam com máquinas analógicas, a quantidade de pixels registrados pelas máquinas fotográficas, quantidade de DPIs (número de pontos por polegadas que cada imagem tem), funções das máquinas fotográficas, velocidade, abertura da lente, ISO (sensibilidade dos filmes para tirar fotos em ambientes com pouca ou muita iluminação), foco e enquadramento de uma imagem. Além disso, puderam também ver como se edita fotos no photoshop, para deixar as imagens mais claras ou mais escuras, mudar a cor, tirar olhos vermelhos e pintas, aumentar ou diminuir o tamanho da imagem, dentre outros.

A acadêmica Alexandra do Amaral, 3ª fase de Licenciatura em Ciências, participou da oficina de fotografia e disse, em conversa ao Comunica, que a oficina foi muito proveitosa, já que ela pôde ter uma noção de como eram as máquinas analógicas, que além de antigas e pesadas, não eram tão práticas quanto às de hoje e pôde ter uma noção de como devemos tirar fotos adequadamente, mesmo com máquinas amadoras.
                                                                    Vanessa Pagno/Comunica

Cleiton falando sobre os efeitos das máquinas analógicas, 
durante a oficina

Rio+20, uma viagem para a sustentabilidade


Por Willian Moura (Ciências Naturais/Realeza)

Acadêmicos dos 5 campi da UFFS embarcaram na quinta-feira, 14 de Junho, com destino ao Rio de Janeiro, excepcionalmente para a Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável, a popular Rio+20.

Os acadêmicos se dirigiram para a Cúpula dos Povos, localizada no Aterro do Flamengo, onde estavam stands com shows e palestras sobre cultura dos povos, principalmente os de origem afro e indígena.



Acadêmicos na Cúpula dos Povos

Conversando com o Comunica, o acadêmico de Engenharia Ambiental do campus Cerro Largo, Adriano Cunha, contou um pouco sobre a sua participação no evento: “A Rio+20 foi um grande impulso na minha carreira acadêmica. Digo impulso porque ainda estou no primeiro semestre e me faltava motivação para continuar. A Conferência me mostrou que, mesmo que a situação do meio ambiente esteja complicada, os governantes ainda se preocupam e investem muito dinheiro em tecnologias para tornar o mundo mais limpo.” 

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Paralisação dos discentes: movimento legítimo?

Comunica/Erechim

Como forma de apoio as reivindicações dos docentes da UFFS, alguns discentes, entre os dias 15, 18 e 19 do mês de junho, paralisaram suas atividades. Os alunos questionam, segundo consta em uma ata de Assembleia feita pelo DCE, no dia 14 de junho de 2012, “a forma autoritária que o Campus de Passo Fundo e o curso de Medicina será implantado” e sobre a “falta de estrutura da universidade e professores.” A acadêmica Leidiane Aparecida da Cruz, do curso Ciências Sociais, afirma que “nenhum de nós é contra a extensão de ensino, mas com qualidade, não quantidade. Não estamos discutindo o local, mas porque a universidade não consultou o campo acadêmico sobre essa decisão.” André Tonet Ponciano, acadêmico do curso de Geografia, afirma que “Passo Fundo merece o Campus, mas que a forma como essa decisão foi tomada é extremamente autoritária com usurpação do direito de democracia. Temos que melhorar nossa estrutura, nossos professores, melhorar o que já está em andamento”.

Manifestação estudantil (UFFS/Erechim). Fonte: http://www.facebook.com/dceuffs.erechim


terça-feira, 26 de junho de 2012

Exposição de materiais didáticos do curso de Pedagogia

Por Vanessa Luisa Freiberger (Engenharia Ambiental/Erechim)

Nos dias 12 e 13 de junho, aconteceu, na escola Érico Veríssimo, uma exposição de materiais didáticos planejados na disciplina Alfabetização Teoria e Prática II do 5º semestre do curso de Pedagogia.

De acordo com a Doutora em Educação e Coordenadora do curso de Pedagogia do Campus de Erechim, Marilane Maria Wolff Paim, “A turma produziu material para trabalhar com as letras, sílabas, palavras, frases e com texto”. A professora salientou ainda que “o desenvolvimento das atividades com essa turma foi muito interessante, pois eles montaram os materiais e os jogos e, depois, os aplicaram com um grupo de estudantes. Essa atividade foi fundamental, pois fazer o material é uma situação, mas ver/observar sua utilização por um grupo de estudantes em processo de alfabetização é outra. Foi importante para as alunas que estudaram todo referencial teórico sobre alfabetização e letramento e nesse momento vivenciaram esta relação teoria e prática”.

Exposição das alunas do curso de Pedagogia

A exposição recebeu um número expressivo de visitantes, dentre eles, acadêmicos da UFFS dos curso de licenciatura, alunos do curso de pós-graduação em processo pedagógicos em educação básica da UFFS, professores da rede municipal e estadual de ensino, uma turma de alfabetização de jovens e adultos da Escola a Veríssimo, entre outros.

Algumas fotos da exposição:


sexta-feira, 22 de junho de 2012

Movimento Estudantil paralisa atividades na UFFS/Realeza


Por Vanessa Pagno (Ciências Naturais/Realeza)

No último dia 14 de junho, acadêmicos de todos os cursos da UFFS/Realeza foram às ruas para defender seus direitos como acadêmicos. Com a frase “Nas ruas, nas praças, quem disse que sumiu? aqui está presente o movimento estudantil”, eles protestaram contra a criação de um novo Campus da UFFS em Passo Fundo, a falta de estrutura dos cinco campi já criados da UFFS, dentre outras reivindicações importantes para os acadêmicos da UFFS.


                                                             Maiara Vissoto/Acadêmica UFFS
Acadêmicos do Campus Realeza realizam passeatas reivindicando 
melhorias ao Campus

O Comunica conversou com a presidente do Diretório Acadêmico do Campus Realeza, Dioni Angelin, acadêmica da 5ª fase do Curso de Ciências. Ela frisa que em dois anos e meio de funcionamento, os cinco campi da UFFS ainda não estão estruturados, sendo que as aulas práticas, as poucas vezes que acontecem, são em locais improvisados, muitas vezes com falta de materiais. “Da mesma forma que enfrentamos a falta de livros de algumas áreas na biblioteca, bem como a falta de professores específicos em determinadas disciplinas”, salienta Dioni. 
 

Comunica na Estrada: Rumo à Tríplice Fronteira


Acadêmicos das 3ª e 5ª fases do Curso de Letras fazem viagem de estudo para a Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.

Por Eduardo Alves dos Santos (Letras Português e Espanhol/ Realeza)


Entrar em contato com um ambiente de bilinguismo e estudá-lo. Foi esse o principal intuito dos acadêmicos de Letras da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza que se deslocaram do campus até a fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. Os acadêmicos acompanhados pelos professores da área de língua hispânica Marcos Roberto da Silva, Ana Carolina Teixeira Pinto e Marilene Aparecida Lemos saíram do Município de Realeza rumo à cidade de Foz do Iguaçu às 6h00 do dia seis de junho, dia anterior ao feriado de Corpus Christi.

Como acadêmico da 5ª fase do Curso de Letras, pude representar o Projeto Comunica Realeza nessa viagem e dessa forma agora vos passo o que de principal aconteceu nela. Primeiramente, os acadêmicos já saíram de Realeza com um plano de viagem pré-estabelecido pelos professores responsáveis pela viagem. DestSa forma, puderam aproveitar consideravelmente o tempo de cada atividade proposta pelos professores. Ao todo, foram três cidades em três países visitadas pelo grupo: Foz do Iguaçu no Brasil, Puerto Iguazú na Argentina e Ciudad del Este no Paraguai.

Antes de sair rumo à fronteira, os estudantes fizeram algumas pesquisas a respeito de um projeto de ensino bilíngue, intitulado Projeto Escola Intercultural Bilíngue de Fronteira (PEIBF), desenvolvido em parceria entre o governo brasileiro e o argentino. Juntamente a essa pesquisa, os alunos receberam a tarefa de construírem alguns questionamentos a respeito do projeto, os quais deveriam ser destinados a algumas figuras que compõem o mesmo, alunos, professores e coordenação.

                                                         Ivan Lucas Faust/ Acadêmico UFFS
Grupo da UFFS em visita à escola bilíngue de Foz do Iguaçu

A primeira atividade desenvolvida foi na cidade de Foz do Iguaçu, na Escola Adele Zanoto, uma das escolas participantes do PEIBF no Brasil. Nessa escola, além do ensino regular, é oferecido aos alunos o contato com a língua espanhola. Durante a visita, os acadêmicos realizaram uma observação do espaço escolar e puseram em prática algumas das perguntas criadas antes da viagem. Para os alunos desse projeto, as perguntas tinham como objetivo visualizar como eles se sentiam dentro do mesmo e como o viam. Para os professores, as perguntas eram destinadas a experiência de trabalhar com alunos de outra nacionalidade, idioma e cultura e as perguntas feitas aos coordenadores versavam sobre a forma que o projeto se desenvolvia. 
 
 

ROCK N´ROLL


Oficina de música aborda o rock e as transformações sociais na UFFS/Realeza

Por Vanessa Pagno (Ciências Naturais/Realeza)

Faltando dois meses para o I Festival de Inverno da UFFS, as oficinas de música, curta-metragem, fotografia e literatura, que irão auxiliar os acadêmicos em suas produções, já estão acontecendo no Campus Realeza. No último dia 16 de junho, a oficina de música, intitulada “O rock e as transformações sociais”, foi ministrada pelo jornalista e músico Cristian Amaral.

                                                                    Vanessa Pagno/Comunica
O músico, Cristian, iniciando a oficina de música
 
O tema desta oficina foi escolhido por Cristian, como ele mesmo nos conta, “por pura afinidade”, pois vive o rock N´ROLL desde os seus 10 anos de idade, o que o deixa mais a vontade para falar deste gênero musical e de seu contexto histórico. 
 

Paralisação, pareceres e pautas

Por Andrei Vanin (Filosofia - Erechim)


Entre os dias 15, 18 e 19 do mês de junho, alguns estudantes da UFFS, com o apoio do diretório Central dos Estudantes (DCE), mobilizaram-se para reivindicar alguns pontos. No blog do DCE, <http://dceuffserechim.blogspot.com.br/>, eles afirmam estar “protestando com relação a falta de qualidade de ensino e também repudiaram com relação ao anúncio do curso de Medicina na UFFS Campus de Passo Fundo." Segundo os alunos, não houve diálogo com o Conselho Universitário (CONSUNI) para instalação do novo campus em Passo Fundo. Um dos representantes do DCE afirma: “O processo não foi feito de forma democrática. Não somos contra a criação do curso, mas da falta de discussão”.

Em uma carta enviada aos e-mails de turma, eles apontam “[...] que os alunos estão sim preocupados com sua formação, com qualidade assegurada por uma boa estrutura e acompanhamento adequado, indicam o crescimento de cada um como cidadão.” A partir da discussão, em uma assembleia geral, discutiu-se essas temas e decidiu-se pela paralisação.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Mobilizações dos servidores técnico-administrativos


Por: Selí Teresinha Leite e Darline Balen (Geografia-Engenharia Ambiental/Erechim)

Em assembleia ocorrida no dia 18/06/2012, os técnico-administrativos da UFFS-Campus Erechim decidiram paralisar suas atividades na sexta-feira próxima, dia 22/06/2012, por concordarem com as pautas que estão sendo discutidas pela Federação de Associações de Servidores Técnico-Administrativos das Universidades Federais Brasileiras (FASUBRA).

As atividades programadas para sexta-feira iniciam às 7h e, logo em seguida, às 8h, ocorrerá uma assembleia que tratará dos seguintes assuntos:

-Conjuntura nacional;
-Pauta nacional de reivindicação dos TAs/FASUBRA;
-Situação das demais IFES;
-Pauta local e institucional;
-Sindicalização dos TAs da UFFS;
-Paralisação nas próximas semanas.
 
 À tarde, está programada uma reunião/concentração de pessoas no hall de entrada da Universidade e posterior deliberação das pautas acima descritas.

Segundo Geovana Antunes, técnica-administrativa do Campus/Erechim, devido ao excesso de funções e sobrecarga horária, os técnico-administrativos estão com dificuldades para se encontrarem e debaterem sobre qual posicionamento a categoria vai tomar. “Essa paralisação de sexta será feita justamente com o intuito de a classe se reunir e se esclarecer sobre as manifestações que já vem ocorrendo nacionalmente”. Ela disse ainda que a categoria achou bastante propícia a manifestação dos acadêmicos e também entendeu ser oportuno congratular-se com a Paralisação dos Professores, demonstrando isto através de uma carta apoio.

Fernando Biazin, representante dos Servidores Técnico-administrativos de Erechim, afirmou que o descontentamento dos estudantes sobre a implantação do curso de Medicina, demonstrado na paralisação dos três dias, desencadeou a movimentação dos docentes e demais servidores da Universidade para as demais reivindicações que já estavam sendo manifestadas (em forma de greve) pela maioria das Universidades Federais. “Quando os estudantes tomam pé da situação não há como toda a Universidade não entrar junto”, concluiu Biazin.

As reivindicações dos docentes

Por Yan Cleiton Bergozza (Agronomia - Erechim)

Após a paralisação ocorrida no dia 19 (terça-feira), a Associação dos Docentes Erechim (ADUFFS/Erechim), vinculada à Seção Sindical dos Professores da UFFS (SINDUFFS), realizou ontem (20) uma assembleia de docentes da UFFS, que ocorreu simultaneamente em todos os campi. A pauta era a adesão, ou não, à greve nacional das universidades federais, que já está ocorrendo em mais de 90% destas há cerca de um mês.

Com maioria dos votos, o Campus Erechim (assim como os campi de Cerro Largo e Chapecó) decidiu pela deflagração local da greve nacional.

A SINDUFFS é filiada ao Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES – SN), que conta com uma pauta (nacional) para a greve dos docentes. As principais reivindicações foram divididas em dois eixos:

1º eixo: A) Reajuste salarial. B) Plano de carreira, que segundo o Professor Cássio Cunha Soares, “é o pior plano dos serviços públicos”.

2º eixo: Condições de trabalho. O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que teve início em 2008, foi aderido por todas as universidades federais. Porém, a expansão universitária vem sendo desenvolvida sem a estrutura necessária para suportá-la, e sem qualidade.

Para além dessas reivindicações, a SINDUFFS expõe outros pontos de pauta para serem incorporados à mobilização da UFFS: A) Gestão democrática, ou seja, os professores se pronunciam contra a forma que fora apresentado o plano de implantação do curso de medicina em Passo Fundo - sem a aprovação do CONSUNI. B) Reajuste das bolsas para os estudantes. C) Concurso público para cargos hoje terceirizados.

O Caos no Ensino superior público


Por Jéssica Amroginski e Vanessa Luisa Freiberger (Engenharia Ambiental – Erechim)

A greve dos professores federais iniciada no dia 17 de maio está repercutindo em todo o país. O movimento é considerado um dos mais fortes dessa classe nos últimos anos, devido ao grande número de instituições que aderiram à paralisação.

São mais de 50 Instituições Federais que pararam com as suas atividades em todo o país. As reivindicações incluem, de acordo com a página da ANDES, além da reestruturação do plano de carreira, “[...] melhoria nas condições de trabalho e ensino nas instituições, com atendimento das pautas locais; [...] carreira única, mais simples, com 13 níveis e steps definidos, com valorização da titulação e do regime de trabalho, em especial a Dedicação Exclusiva, incorporação das gratificações e paridade entre ativos e aposentados.”

Uma reunião foi marcada para o dia 19 de junho entre o secretário do Trabalho do Ministério do Planejamento e representantes dos professores com a finalidade de debater sobre a greve, porém o encontro foi adiado e a nova data ainda não foi divulgada.

Quem sai prejudicado dessa situação são os estudantes, que na maioria, estão há menos de um mês para o término do semestre, sendo que isso trará atrasos de provas e trabalhos e, consequentemente, afetará o início do próximo semestre. Outra situação que preocupa os estudantes é com o programa SISU, que concentra vagas de universidades que adotam o ENEM como forma de ingresso e abriu as inscrições na última segunda (18). Nesse sentido, a greve pode prejudicar o calendário das universidades e a matrícula dos novos alunos.

Segue abaixo as instituições federais em greve:

segunda-feira, 18 de junho de 2012


Podcasts: para nerds ou não

   Por Andrei Vanin (Filosofia - Erechim)

Podcasts trazem informações de um jeito fácil, simples e descontraído, basta conectar-se e ouvi-los. O professor Jerzy Brzozowski, responsável pelo primeiro podcast da UFFS, o Res Gogitans (clique aqui e conheça já), do campus Erechim, elencou alguns dos principais podcasts em português sobre diversos temas - literatura, filosofia, ficção, jogos - e apontou o que cada um discute. Abaixo segue a lista de quatro bons podcasts, segundo Brzozowski:


1) Nerdcast -- http://jovemnerd.ig.com.br/categoria/nerdcast/
Jerzy: “Talvez o mais bem-sucedido podcast brasileiro, em termos de regularidade e número de ouvintes. O Jovem Nerd e seus amigos discutem diversos temas relacionados (ou não) ao universo nerd, divertindo e informando.”

2) Fronteiras da Ciência -- http://frontdaciencia.ufrgs.br/
Jerzy: “Apresentado por professores da UFRGS e convidados, o Fronteiras da Ciência dedica-se à divulgação científica, com especial destaque para a discussão das fronteiras entre ciência e pseudociência.”


3) Papo na Estante -- http://www.onerdescritor.com.br/category/papo-na-estante/
Jerzy: “Aparentemente extinto, o Papo na Estante é um podcast sobre literatura e escrita. Alguns dos apresentadores são figuras recorrentes do Nerdcast, e discutem, sobretudo a literatura de fantasia e ficção científica.”


4) Grifo Nosso -- http://www.grifonosso.com
Jerzy: “Quatro advogados discutem um livro de literatura por episódio. Contém spoilers!”


Na próxima semana elencaremos mais oito podcasts em inglês. Até lá dá pra se divertir - e acabar pesquisando - com as sugestões de Brzozowski.

Bolsa permanência e auxílios moradia, transporte e alimentação

Por Yan Cleiton Bergozza (Agronomia-Erechim)

Os prazos para as solicitações de bolsa permanência e auxílios (moradia, transporte e alimentação) para o primeiro semestre, finalizaram no mês de maio. O período de inscrições para receber os benefícios no próximo semestre será do dia 2 até 10 de julho no Setor de Assuntos Estudantis (SAE).

Para ser contemplado pelo benefício, o acadêmico precisa estar cursando um mínimo de 12 créditos semanais e ter o cadastro socioeconômico atualizado (ver anexo 1). Para os estudantes que já foram beneficiados no semestre anterior (2012/I), só continuarão com os benefícios caso não tenham reprovado por frequência e tenham sido aprovados em pelo menos 50% das matérias cursadas.

Após preencher os requisitos elencados acima, os acadêmicos interessados em algum dos auxílios (Edital  42/UFFS/2012) ou às bolsas permanência (Edital 43/UFFS/2012), precisam comparecer no SAE portando os seguintes documentos: formulário de inscrição devidamente preenchido e assinado (os formulários estão na pasta SAE do xerox do campus e/ou nos próprios editais 42 e 43); atestado de matrícula para ingressantes, e de frequência ou rematrícula para os demais.

Cabe ressaltar que o critério de seleção é o Índice de Vulnerabilidade Econômica (ver anexo II), e a disponibilidade orçamentária dos inscritos. A divulgação do resultado provisório ocorrerá dentre os dois dias (úteis) seguintes ao término do período de inscrições. Caso não seja contemplado, o estudante terá o direito de pedir a revisão do processo de inscrição após um dia útil, caso julgue necessário.


sábado, 16 de junho de 2012


Projeto Café com Memória debate o passado e a construção de Erechim


Por Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental - Erechim) 

O projeto de extensão Café com Memória: as narrativas na construção do espaço urbano e social de Erechim, que é coordenado pela Professora Daniella Rech, realizou sua segunda atividade no dia 12 de junho, nas dependências do Castelinho, em Erechim.

Imagem: os convidados debatem no Café

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Segredos da natureza: o manguezal


Por Jéssica Pauletti e Willian Moura (Ciências Naturais/Realeza)  
 
O que esperar de um lugar lamacento, cheio de lodo e fedendo a enxofre? Durante a viagem ao litoral paranaense, feita pelos acadêmicos da 5a fase do curso de Ciências Naturais, um dos lugares mais aguardados para a visita era o manguezal, uma vez que o contato com essa paisagem não havia passado, até o momento, dos livros ou da TV. Na viagem, os acadêmicos entraram um pouquinho no manguezal, situado na Ilha das Peças, tendo um contato direto com este tipo de ecossistema.

                                                                                           José Claro
Acadêmicos entrando no manguezal

Para entender melhor quais as características desse habitat, o Comunica conversou com o biólogo e guia da viagem, Dr. José Claro. Em primeiro lugar, segundo Claro, é importante entender o que é o manguezal, pois este é o ecossistema que ocorre na planície de inundação adentrada pela maré. Por sua vez, os mangues são as espécies de árvoreS que existem nessa região, e que no litoral paranaense são de 3 tipos: o mangue branco, preto e vermelho. 
 

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Audiência pública sobre a implantação do curso de Medicina na UFFS


Por Yan Cleiton Bergozza (Agronomia - Erechim)


A tarde de hoje, 11 de Junho, foi de conversa, esclarecimentos e manifestos para as pessoas que participaram da audiência pública dos cinco campi da Universidade Federal da Fronteira Sul. Através de uma videoconferência, a comunidade acadêmica pôde discutir sobre o assunto que surpreendeu muitos desde que fora publicado: a proposta de implantação de um curso de Medicina na UFFS.

UFFS/Erechim na audiência pública. Foto de Kelly Cristina dos Reis

Inicialmente, o Reitor Professor Jaime Giolo comentou brevemente sobre o histórico da expansão do ensino superior no Brasil. E, posteriormente, destacou a necessidade de ampliação dos cursos na área da saúde, tendo como foco a falta de profissionais no ramo. Também foram citados outros fatores negativos, tais como: a grande concorrência de interessados, por conta das poucas vagas disponíveis para os cursos de Medicina no Brasil; e a complexidade no processo de criação deste.

Em um segundo momento, cada um dos campi teve a oportunidade de questionar sobre o projeto e expor as ideias sobre o tema. Uma das principais indagações foi sobre o motivo de o curso ser instalado em Passo Fundo, ao invés de ser implantado em algum campus já existente da UFFS. Ficou claro para os participantes, o repúdio dos estudantes com a forma de desenvolvimento do projeto de expansão, que, de acordo com os representantes do corpo discente, foi construído de uma forma arbitrária e sem participação da comunidade acadêmica.

Intervenção dos discentes da UFFS/Erechim. Foto de Kelly Cristina dos Reis


No final da atividade, foi feita a observação de que esta audiência é apenas o primeiro debate, e que ainda haverá encontros em cada campi – com a presença da reitoria – para discutir o projeto de implantação do curso de Medicina na Universidade Federal da Fronteira Sul.

domingo, 10 de junho de 2012

Transporte para nova sede da UFFS em discussão


Por Andrei Vanin

Na sexta feira, dia 2 de junho, a direção da UFFS – Erechim reuniu-se com os acadêmicos que necessitarão de transporte para deslocar-se até as dependências definitivas do novo campus que está sendo construído. A expectativa é que no primeiro semestre de 2012 todos os alunos estejam estudando na nova sede, que fica a cerca de 10 Km do centro da cidade, às margens da RS 135. 

Reitor, Jaime Giolo, convida a comunidade acadêmica para audiência pública


Por Yan Cleiton Bergozza (Agronomia - Erechim)


Amanhã, dia 11 de julho, às 15h30min, será transmitida a audiência pública com o Reitor Prof. Jaime Giolo, na sala de videoconferência (antigo auditório) da UFFS-Erechim. O tema deste ato é a implantação do curso de Medicina na Universidade Federal da Fronteira Sul, tendo como foco as tratativas (ajustes, acordos) para instalação deste. O convite feito pelo Reitor foi direcionado à comunidade acadêmica, mas vale ressaltar a importância da participação dos estudantes para posteriores debates e reivindicações.


quarta-feira, 6 de junho de 2012



24 ª edição do ERECS SUL em Erechim



Por Jéssica Amroginski ( Engenharia Ambiental - Erechim)

Entre os dias 7, 8, 9 e 10 de junho acontece a 24ª edição do Encontro Regional de Estudantes de Ciências Sociais da Região Sul - ERECS SUL. O evento, que é promovido pelos acadêmicos do curso de Ciências Sociais da UFFS - Campus de Erechim, será realizado no Parque da ACCIE. 

terça-feira, 5 de junho de 2012

I Festival de Inverno da UFFS


DAE e PROEC estão organizando o evento que ocorrerá nos meses de agosto e setembro.

Por Eduardo Alves dos Santos (Letras Português e Espanhol/Realeza)

Esta semana, o Comunica Realeza traz algumas informações sobre o I Festival de Inverno da UFFS, o qual há alguns dias está sendo divulgado na UFFS – Campus Realeza e vêm gerando dúvidas entre nossos acadêmicos quanto ao funcionamento do evento. São algumas destas perguntas que se pretende responder nesta matéria.

                                                    Eduardo Alves dos Santos/Comunica
Cartazes do Festival em exposição na UFFS – Campus Realeza
 
O festival está sendo promovido pela Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC). Na sede, em Chapecó, foi criada uma comissão organizadora, composta por membros da DAE e da PROEC; nos outros campi, compôs-se comissões organizadoras, as quais são compostas por docentes, discentes e técnicos-administrativos. 
 

Projeto de Extensão da UFFS/Realeza participa do V Salão de Extensão e Cultura da Unicentro


Por Vanessa Pagno (Ciências Naturais/Realeza)

No dia 30 de maio deste ano, o projeto de extensão intitulado “Atividades interativas como apoio à Licenciatura em Ciências e à Educação Básica”, coordenado pelo professor Ms. Júlio Murilo Trevas, participou do 5ª Salão de Extensão e Cultura da Unicentro em Guarapuava-PR.

No evento, foram apresentados projetos de extensão que abrangem duas grandes áreas: Educação, com projetos de Pedagogia, Ciências, dentre outros; e Medicina Veterinária, com projetos de extensão rural, por exemplo.

A bolsista do projeto de extensão “Atividades interativas como apoio à Licenciatura em Ciências e à Educação Básica”, Suellen Feliceti, acadêmica da 5ª fase do Curso de Licenciatura em Ciências da UFFS/Realeza, fez a apresentação do projeto, durante o evento, explicando as atividades que foram realizadas no ano de 2011. 

segunda-feira, 4 de junho de 2012


ACADÊMICOS DE ENGENHARIA AMBIENTAL VISITAM 
EMPRESA  

Por Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental – Erechim) 

A turma de Engenharia Ambiental 2010 do campus Erechim visitou, no dia 24 de maio, o Complexo Termoelétrico Jorge Lacerda – da empresa Tractebel Energia – localizado na cidade de Capivari de Baixo - SC. Os alunos realizaram a visita através da disciplina de Química Ambiental, ministrada pela professora Gean Delise Vargas. 

Imagem: os acadêmicos e a professora Gean Delise Vargas (embaixo, no centro) no pátio da empresa

A saída de Erechim foi às 3h, sendo que o grupo chegou ao destino por volta das 13h. Durante a visita, o grupo pode conhecer um pouco mais sobre o funcionamento da usina. Inicialmente, ouviram uma palestra em que foi explicado basicamente tudo a respeito do Complexo Termoelétrico. Depois, conheceram alguns setores como: central de resíduos, onde é depositado todo o material de descarte, que é separado de acordo com as características (tóxicas ou não) e depois ganha a destinação correta; setor de descarga do carvão, em que se pode visualizar o produto sendo descarregado dos vagões de trem em que é transportado. Os acadêmicos estiveram também no pátio onde o material fica armazenado, nas lagoas de deposição de resíduos e também na central de comandos onde é realizado todo o controle da Usina. 

Para o aluno Samoel Bavaresco Favero a visita “[...] foi de grande proveito, pois estávamos em um ambiente de conversão de energia, onde se analisou os impactos gerados e por trás destes, as ações mitigadores adotadas pela empresa responsável, em todas as fases do processo. Associando a viagem à Disciplina de Química Ambiental, focou-se mais nos destinos dos diversos resíduos gerados, [...]. Ainda tivemos o privilégio de comparar este empreendimento com o de Candiota -RS, visitado há alguns dias”. 





domingo, 3 de junho de 2012

Um tour de aprendizado pela Ilha do Mel


                                      Lembranças de uma viagem que jamais será esquecida  
 
Por Willian Moura e Jéssica Pauletti (Ciências Naturais/Realeza)

Como dito anteriormente no Comunica, acadêmicos da 3ª fase do Curso de Licenciatura em Ciências realizaram uma viagem de estudos para conhecer um importante local do litoral paranaense, a Ilha do Mel. Do mesmo modo, os acadêmicos da 5ª fase também realizaram esta viagem.

A primeira visita destes acadêmicos foi ao campus litoral da UFPR (Universidade Federal do Paraná), conhecendo o CEM (Centro de Estudos do Mar), em que, por meio do Projeto Litoral Nota CEM, tiveram uma aula sobre os aspectos geológicos e da biodiversidade marinha, bem como sobre as questões relacionadas com as ondas do mar e com a vegetação nativa. O professor Dr. José Claro, responsável pela aula e pelo projeto, foi também o guia dos acadêmicos durante a viagem.

Após esta aula, os acadêmicos visitaram a vegetação restinga, fazendo uma trilha até chegar ao mar. A grande maioria dos acadêmicos que ali se encontravam nunca havia visto o mar, e a alegria tomou conta da galera. A acadêmica Denise Felicetti conta com alegria como foi ter este primeiro contato com as águas oceânicas: “bom, o mar é salgado mesmo! Magnífico, esplêndido, grande e profundo. Ao olhar a linha do horizonte no fim da tarde, você se sente impotente, comparado à dimensão do mar.” 
 

Venha participar do I Encontro Acadêmico de Ciências!!!



Por Vanessa Pagno (Ciências Naturais/Realeza)
 
 Nos dias 25 e 26 de junho de 2012, acontecerá no Campus Realeza o I Encontro Acadêmico de Ciências da UFFS, com o objetivo de incentivar a interação entre os estudantes do Campus UFFS/Realeza, demais campi da UFFS e outras instituições.

Neste evento, serão ministradas palestras de Biologia, Física, Química e Ensino de Ciências, além de apresentações de trabalhos ligados às áreas das Ciências. As inscrições para o evento e para as sessões de apresentação de painéis já estão abertas, sendo que as inscrições para apresentações de trabalhos, relacionados às Ciências Física e/ou Química e/ou Biologia, estarão abertas até o dia 9 de junho, no site do evento: http://sites.google.com/site/eacrealeza