domingo, 29 de abril de 2012

Novidades na infraestrutura do campus Erechim
Por Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental – Erechim) 


A partir do dia 9 de abril, o campus Erechim passou a ter seu contrato de prestação de serviços assinado com a Empresa Khronos Serviços Especializados Ltda. Segundo Dirceu Benincá, coordenador administrativo “[...] a referida empresa passa a prestar os seguintes serviços para a UFFS - Campus Erechim: motorista, telefonista, recepcionista, copeiragem, conservação e limpeza, jardinagem, eletrecista, serviços gerais e manutenção predial. O prazo de vigência do contrato é um ano.“ 

quinta-feira, 26 de abril de 2012


Curso de Geografia realiza Primeira Semana Acadêmica em Erechim

Por Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental/Erechim ) 


O curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim  - realiza sua I Semana Acadêmica que tem como tema: "Território e Desenvolvimento em Tempos de Globalização". A abertura do evento será no dia 7 de maio, às 19 h, na sala de reuniões do Seminário Nossa Senhora de Fátima – onde serão realizadas todas as atividades, devido às obras no auditório da Universidade - e a programação se estende até o dia 11 de maio. 

Segundo a aluna Shaiane Carla Gaboardi, que faz parte da organização da I Semana Acadêmica,  “As inscrições serão realizadas até o dia 07 de maio, com os representantes discentes do curso de Geografia. Para o público externo, as inscrições poderão ser feitas na hora do evento”. O valor da inscrição é de apenas R$ 10,00. 

terça-feira, 24 de abril de 2012

Curso de Nutrição da UFFS/Realeza inicia dois novos projetos de pesquisa


As professoras Camila Elizandra Rossi e Rosane Tozzo Bleil são as coordenadoras dos projetos que terão início neste mês de abril.

Por Bruna Franco dos Santos e Angelica Werkhausen (Nutrição/Realeza)


Os projetos voltados à área científica têm como foco principal a pesquisa, a qual busca a construção do conhecimento e a aprendizagem tanto para o ‘pesquisador’, como também para o participante da pesquisa.

O curso de Nutrição foi contemplado com dois projetos de iniciação científica, os quais proporcionarão mais prática à pesquisa, favorecendo os municípios da microrregião de Capanema (Ampére, Bela Vista da Caroba, Capanema, Pérola d’Oeste, Planalto, Pranchita, Realeza e Santa Izabel do Oeste).

A explorarão da cultura alimentar regional, como também os perfis antropométricos e socioeconômicos de escolares, são os enfoques principais a serem abordado nos projetos. Desse modo, o desenvolvimento dos mesmos favorecerão a universidade, acadêmicos e também a comunidade participante.


Sem fronteiras para a interação


I Intersul acontece no campus Laranjeiras do Sul 


Jéssica Pauletti e Willian Moura (Ciências Naturais/Realeza)  
 
Segundo o dicionário inFormal, a palavra Interação possui a seguinte definição: “o termo designa a ação conjunta humano-humano. Em termos simples, ocorre interação quando a ação de uma pessoa desencadeia uma reação”. Entre os acadêmicos da UFFS dos cinco campi, compreendidos por Chapecó, Realeza, Laranjeiras do Sul, Cerro Largo e Erechim, o significado foi seguido a risca: o pessoal esperava ansioso para fazer novas amizades; afinal, esta era a oportunidade que todos tinham de estar interagindo.

A cidade de Laranjeiras do Sul, localizada no centro-sul paranaense, foi a escolhida para sediar o I Intersul (Evento de Interação Sul). Idealizado pelo conjunto de diretórios acadêmicos dos campi da UFFS, a proposta começou a ser desenhada desde meados de 2011. Após ser analisado o contexto regional no qual a universidade está inserida, sentiu-se a necessidade de uma maior interação e integração entre os acadêmicos.

Comunica Recebe: Marilene Aparecida Lemos


UFFS Realeza dá as boas vindas à nova professora de língua espanhola 


Por Eduardo Alves dos Santos (Letras Português e Espanhol/ Realeza)


Esta semana, o Comunica Realeza recebe a nova professora de língua espanhola, Ms. Marilene Aparecida Lemos. A professora Marilene realizou concurso público para a UFFS – Campus Chapecó, em 2009, mas aceitou ao convite do colegiado do Curso de Letras do Campus Realeza, sendo remanejada para este. Isso ocorreu devido ao fato de que não houve aprovados no concurso aberto em 2012 para contratação de docentes do Campus Realeza. Marilene veio sanar a falta de professores da área de Língua Espanhola no campus, sendo que até o momento apenas o professor Ms. Marcos Roberto da Silva lecionava esta disciplina. Em sua semana de chegada à Realeza, a professora Marilene conversou com o Comunica, momento em que falou um pouco sobre si.

                                                                                                                                   Arquivo Pessoal
Marilene Aparecida Lemos

Comunica Recebe: Professor Ms. Carlos Roberto França


UFFS/Realeza recebe novo professor do Curso de Ciências, para trabalhar com a disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências 

Por Vanessa Pagno (Ciências Naturais/Realeza) 

O professor Ms. Carlos Roberto França é o mais novo integrante do grupo de professores do Curso de Ciências da UFFS/Realeza. Ele veio para a UFFS neste mês de abril e trabalhará com a disciplina de Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências - TICs.

Carlos é natural de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, e diz brincando “Sou Petropolitano, graças à Deus!”. Ele é graduado em Ciências com habilitação em Matemática, pela Universidade Celso Lisboa – RJ, e é Mestre em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ.

Carlos França contou, em entrevista ao Comunica, que iniciou seu Doutorado em Inteligência Artificial na COPPE/UFRJ, em 2008, mas que, após concluir todos os seus créditos, teve que interrompê-lo, em 2011, devido aos seus compromissos docentes em sua antiga instituição, Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, Campus Santarém – PA, e pela perda do prazo de qualificação que se exige antes da defesa da tese.

Projeto de Pesquisa vai estudar Radiação Solar na Região de Realeza/PR

Por Vanessa Pagno (Ciências Naturais/Realeza) 

Neste ano de 2012, a publicação do Edital nº 115/UFFS/2012 divulgou a aprovação de projetos de pesquisa de todos os campi da UFFS. Na UFFS/Realeza foram aprovados projetos de pesquisa de professores vinculados aos cursos de Letras, Ciências, Nutrição e Medicina Veterinária. 

Nesta edição, o Comunica dará destaque ao projeto de pesquisa da área de Ciências, aprovado no referido edital, intitulado “Estudos da Radiação Solar na Região de Realeza/PR”, este que é coordenado pelo professor Dr. Clóvis Caetano e conta com a colaboração do professor Dr. Eduardo Almeida e do técnico em Física Ms. Orlando De Toni Júnior. 

Este projeto de pesquisa surgiu a partir das discussões de um grupo de professores e técnicos que se reuniram, no final de 2011, para discutir questões referentes às energias renováveis e sustentabilidade. O grupo é liderado pelo professor Dr. Eduardo de Almeida e conta atualmente com a colaboração de 4 professores e de 6 técnicos, além de discentes. 

sábado, 21 de abril de 2012

UFFS Erechim tem novo Coordenador Acadêmico

Por Darline Balen (Engenharia Ambiental e Energias Renováveis/Erechim)

No último mês ocorreu a troca da Coordenação Acadêmica na UFFS Erechim. O cargo de coordenador, anteriormente ocupado pelo professor Paulo José de Sá Bittencourt, foi assumido pelo professor Luís Fernando Santos Corrêa da Silva.

Segundo Luís Fernando, a coordenação acadêmica tem importante função na gestão de grupos de trabalho, no cotidiano do Campus e nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Também exerce papel na articulação da comunidade universitária local com as esferas superiores de administração, como a reitoria, as pró-reitorias e as diretorias.

O Coordenador afirmou ainda que considera “que, em uma Universidade multicampi, o grande desafio é descentralizar processos e conferir autonomia às pessoas. Quando as pessoas participam ativamente da construção da instituição, as estruturas organizacionais tendem a se tornar mais horizontais, reduzem-se as hierarquias e fomenta-se uma cultura da participação”.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Acervo ampliado na biblioteca da UFFS

Por Darline Balen (Engenharia Ambiental e Energias Renováveis/Erechim)

A Biblioteca da UFFS vem aumentando o seu número de títulos de livros, revistas, jornais, entre outros, nas mais variadas áreas do conhecimento. Só neste início de semestre (fev. a abr.) foram adquiridos 335 novos registros de títulos. Para consultar esses e outros títulos da biblioteca, pode-se acessar o link <http://www.uffs.edu.br> ou a página da biblioteca <http://pergamum/biblioteca>

Uma hemeroteca (coleção de periódicos - jornais ou revistas) bem variada também faz parte do acervo. São 6 títulos de Jornais correntes: Zero Hora; Correio do Povo; Diário da Manhã; Bom Dia; Correio Riograndense; Brasil de Fato e 17 títulos de revistas de fluxo contínuo sobre assuntos gerais e específicos: Sociologia, Summa+; Sentidos: a inclusão social da pessoa com deficiência; Filosofia; História; Geo; Carta na Escola; Carta Capital; Psique: ciência & vida; Projeto Design; Caros Amigos; Direitos Humanos; Galileu; Novo Ambiente; Conhecimento prático Língua Portuguesa etc.

Acervo de revistas da UFFS/Erechim

terça-feira, 17 de abril de 2012

Comunica Recebe: Novos professores da área de Ciências na UFFS/Realeza

Por Vanessa Pagno (Ciências Naturais/Realeza) 


Neste ano de 2012, estão chegando na UFFS/Realeza novos professores da área de Ciências, os quais vão atuar no ensino das áreas específicas de Física, Biologia e Química, e de aplicação da Informática à Educação, Política Educacional e Geociências. 

O coordenador do curso de Ciências, professor Dr. José Oto Konzen, disse, em conversa com o Comunica, que a chegada de novos professores na UFFS/Realeza irá potencializar as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, estas que são importantes para a construção do curso, pois “cada professor, com a sua especificidade de formação, contribui para o desenvolvimento da proposta do curso e ajuda a redimensioná-la e a enriquecê-la”, destacou ele. 

Nesta edição, o Comunica recebeu alguns dos professores que já estão no campus, que falaram como está sendo trabalhar na UFFS, são eles: professora Ms. Danielle Nicolodelli Tenfen, de Ensino de Física; professora Ms. Cherlei Maria Coan, de Ensino de Biologia; professor Ms. Bruno Patoriza, de Ensino de Química; e professor Ms. Derlan Trombetta, que vai trabalhar com Política Educacional.


Comunica Recebe: Nívea Rohling da Silva

                               Professora da área de Linguística Aplicada chega à UFFS 

Por Eduardo Alves dos Santos (Letras Português e Espanhol/ Realeza)

Nesta edição, o Comunica Realeza dá as boas vindas à professora doutoranda Nívea Rohling da Silva, a qual foi aprovada no último concurso realizado pela UFFS, no início de 2012. A professora Nivea vem juntar-se ao quadro de professores do Curso de Letras, sendo que a mesma atua na área de Linguística Aplicada. Em conversa informal, a professora passou ao Comunica algumas informações referentes à sua trajetória, principalmente acadêmica.

Primeiramente, descobrimos que a professora é natural da quarta maior cidade da região sul do país, Joinville - Santa Catarina. Entretanto, a professora passou boa parte de sua vida na cidade de Florianópolis, capital catarinense. Isso acontece porque a professora construiu sua formação acadêmica na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi na UFSC que se formou inicialmente no curso Letras Língua Portuguesa e suas Literaturas – Licenciatura, também onde mais tarde defendeu sua dissertação de mestrado na área de Linguística e atualmente está desenvolvendo sua tese de doutorado, a qual, segundo Nívea, será defendida ainda este ano.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Contraponto: Saramago e Platão
Por Andrei Vanin (Filosofia/Erechim)

No sábado, dia 14 de abril, às 16h30min, aconteceu, na sala de reuniões do Seminário Nossa Senhora de Fátima, o evento Partilhando Leituras. Foi a primeira edição deste ano, visto que esta atividade já aconteceu no ano passado, sendo apresentada na Feira do Livro de Erechim. Para abrir as atividades foi “partilhada” a leitura do livro A Caverna, de José Saramago, tendo como mediador o professor Gerson Severo e como “apresentadores” o professor Eloi Fabian e o bibliotecário Cristiano Carvalho. 



quinta-feira, 12 de abril de 2012

Sinestésicos e II Ciclo de Debates Cinema e Sociedade acontecerão nesse final de semana


Por Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental – Erechim)


No próximo dia 14, acontece mais uma edição do Programa Sinestésicos e também o II Ciclo de Debates, Cinema e Sociedade, no campus Erechim. Os eventos serão realizados na sala de reuniões do Seminário (atrás da Igreja). 



terça-feira, 10 de abril de 2012

1°Sábado Cultural



União entre Cinedebate e Diretório Acadêmico 


Por Bruna Franco (Nutrição/Realeza)

No último dia 31, aconteceu o 1° Sábado Cultural,na Universidade Federal da Fronteira Sul. Nesta edição do evento houve a exibição do filme Across the Universe, seguido por um interessante debate entre docentes e acadêmicos acerca dos assuntos abordados no filme musical, que traz The Beatles como trilha sonora. O Sarau iniciou-se com apresentações de discentes cantando diversos nomes consolidados como Legião Urbana e Zé Ramalho , tendo na sequência a apresentação da banda “6mg”, composta por universitários da UFFS.
  
                                                        Bruna Franco / Acadêmica UFFS

Cinedebate, sala de exibição do filme

Qual é o foco?

I Seminário do PIBID/Realeza destacou a importância das licenciaturas


                                                                                                         Maiara Vissoto/ Acadêmica UFFS

   Apresentação da turma de formação docente do Colégio Estadual Doze de Novembro  para início da segunda noite de atividades

Por Jéssica Pauletti e Willian Moura (Ciências Naturais/Realeza) 

Criado em 2007 pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) tem como um dos seus grandes objetivos o incentivo às licenciaturas. Podem participar do programa instituições de educação superior públicas, filantrópicas, confessionais ou comunitárias. O programa possui inúmeros objetivos dentre os quais destacamos: valorização da formação docente; inserção dos acadêmicos ainda não formados no contexto escolar; melhoraria na formação do licenciando; aproximação da instituição superior com a escola em nível fundamental e médio. 

Projetos de extensão de Medicina Veterinária começam as atividades


Curso de Medicina Veterinária começa ano de 2012 com programa que visa saúde pública e bem-estar animal no Município de Realeza – PR


Por Eduardo Alves dos Santos (Letras Português e Espanhol /Realeza) 


Neste início de atividades, o Comunica Realeza vem apresentando os projetos de extensão ligados aos cursos da UFFS – Realeza. Nos primeiros textos, fez-se uma exposição dos projetos em atividade nos cursos de Letras Português e Espanhol e Ciências Naturais. Agora, o enfoque passa para os projetos desenvolvidos em Medina Veterinária, os quais são abordados nesta matéria, e em Nutrição.

Em Medicina Veterinária, criou-se o Programa em Saúde Pública e Bem Estar Animal no Município de Realeza – PR, coordenado pelo professor Dr. Gentil Ferreira Gonçalves. O professor Gentil passou ao Comunica algumas informações de suma importância sobre o seu projeto e sobre alguns outros projetos que estão inseridos neste programa.

NUTRISAN


Projetos de extensão da área de Nutrição, vinculados ao programa NUTRISAN, retomam suas atividades

Por Vanessa Pagno (Ciências Naturais/Realeza)

Os projetos de extensão do curso de Nutrição que estão sendo desenvolvidos, neste ano de 2012, na UFFS/Realeza, estão vinculados ao Programa de Extensão em Segurança Alimentar e Nutricional, intitulado “NUTRISAN”. Este programa é coordenado pelas professoras Ms. Amélia Dreyer Machado e Dra. Rozane Toso Bleil.

O NUTRISAN integra quatro projetos da UFFS, estes que são ações de extensão que buscam beneficiar a população da microrregião de Capanema, que inclui Ampére, Bela Vista da Caroba, Capanema, Pérola do Oeste, Planalto, Pranchita, Realeza e Santa Izabel do Oeste. Este programa disponibiliza à população quatro cursos, nos quais serão desenvolvidas várias atividades como: visitas a postos de saúde, orientação de professores em relação à saúde, ensino de boas práticas de manipulação de alimentos, ações educativas para grupos de pessoas, como idosos, adolescentes, entre outros. 

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Obras do Campus definitivo da UFFS/Erechim

Por Selí Teresinha Leite (Geografia/Erechim)

A sede da UFFS/Erechim está sendo construída em um terreno doado pela prefeitura, 934.533 m², localizado no Km 72 da ERS-135. Iniciada em maio de 2011, a construção do primeiro prédio (Bloco A) encontra-se em fase adiantada. Segundo o coordenador administrativo da UFFS, Dirceu Benincá, o bloco A terá quatro pavimentos e uma área de 4.925,06m² para inicialmente abrigar salas de aula, auditório, biblioteca, cantina, salas para professores, setores administrativos e área de convivência. O custo total desse prédio é de aproximadamente R$ 6,8 milhões. Também estão em construção três pavilhões para instalação de mais de 30 laboratórios didáticos, com 3.454,44m² de área e custo estimado em R$ 7,4 milhões.

Bloco A. (Foto de Kelly Cristina dos Reis)

terça-feira, 3 de abril de 2012

Projetos de extensão em Letras iniciam as atividades

Projetos integrantes do programa de extensão Linguagens e Ensino ofertam vagas para integrantes da comunidade acadêmica e da comunidade externa

Por Eduardo Alves dos Santos (Letras Português e Espanhol / UFFS Realeza)

Durante o ano de 2012, a Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza contará com quatro projetos da área de Letras, além do projeto Comunica Realeza, os quais formam o programa intitulado Linguagens e Ensino. Este programa vem sendo desenvolvido através de uma parceria dos professores do Curso de Letras com o intuito de aproximar os integrantes do próprio campus e também da comunidade externa de temas como análise de textos literários, estudo de letras de músicas, debates sobre filmes e vivenciar experiências referentes à cultura e a língua hispânica.

Projetos de extensão da área de Ciências da UFFS/Realeza iniciam suas atividades

Por Vanessa Pagno (Ciências Naturais/UFFS Realeza)  

Neste ano de 2012, diversos projetos de extensão da área de Ciências, da Universidade Federal da Fronteira Campus Realeza, iniciam suas atividades no mês de março, as quais se estenderão até o final do ano.

Para nos falar sobre a importância dos projetos de extensão na formação acadêmica dos alunos da UFFS, conversamos com o professor Dr. José Oto Konzen, coordenador do curso de Ciências da UFFS Campus Realeza.
 

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Sábado de cinema no campus Erechim


Por Andrei Vanin (Filosofia/ Erechim)

No último sábado do mês de março, dia 31, o Programa Sinestésicos exibiu dois filmes: Gritos e Sussurros e Saraband, do diretor sueco Igman Bergman. A película Gritos e Sussurros, de 1973, relata, em 90 minutos, a vida e a morte na relação de três irmãs: Maria (Liv Ullmann), Agnes, a irmã doente (Hariett Anderssen), e Karin (Ingrid Tulin). Além das irmãs, uma personagem sempre presente é a “empregada” da família, Anna ( Kari Sylwan). Elas convivem em uma casa de campo e Agnes está enferma, precisando receber os cuidados de suas irmãs e de Anna. Ao longo da narrativa, a película vai ressaltando o ódio e a incomunicabilidade entre a família.

Sessão Bergman, com fotos de Gustavo Camargo

UFFS: Sede do XIV Fórum Paulo Freire

Por Darline Balen (Engenharia Ambiental e Energias Renováveis/Erechim)

O Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire foi criado em 1999 com o intuito de articular os saberes acadêmicos com aqueles oriundos de diferentes práticas sociais. Ademais, consiste em criar um espaço de estudos, discussões, relatos de experiência e fortalecimento de vínculos entre pessoas e organizações que desenvolvem pesquisas voltadas a filosofia freiriana.

Esse Fórum, que é realizado no Rio Grande Sul, é itinerante e já passou por várias cidades, como: São Leopoldo, Santa Maria, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Rio Grande, Porto Alegre, Santa Rosa entre outras. Este ano, Erechim será a sede do XIV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, que ocorrerá entre os dias 24 a 26 de maio na UFFS. Segundo Prof. Ms. Thiago Ingrassia Pereira, coordenador do evento, “Ao sediarmos o evento deste ano, em sua 14ª edição, a UFFS e a cidade de Erechim se colocam em importante circuito de discussões sobre a educação popular e a pedagogia emancipatória, indo ao encontro da proposta da UFFS como instituição pública e popular.”



Logo do XIV Fórum Paulo Freire (2012)